Globo de Ouro não será transmitido no Brasil

Cerimônia não será transmitida pelo canal TNT, como de costume

Às vésperas da transmissão do Globo de Ouro, uma notícia ruim pode desagradar aos interessados em acompanhar a premiação: ela não terá transmissão aqui no Brasil – nem na TV e nem no streaming.

Todos os anos, o canal fechado TNT é a empresa que costuma transmitir o evento, porém, neste ano de 2023, eles anunciaram que não adquiriram os direitos de transmissão. A única alternativa para ver a transmissão do tapete vermelho agora é a cobertura do canal E!

Este é um ano importante para o Globo de Ouro nos Estados Unidos

2023 é o ano de retorno da premiação à televisão estadunidense, que não teve transmissão no ano passado. Em 2022, a emissora NBC optou por não cobrir e transmitir o evento em protesto contra a sua organizadora, Hollywood Foreing Press Association, conhecida pela sigla HFPA.

Isso aconteceu porque vários estúdios e emissoras decidiram fazer um boicote à associação pela ausência de membros negros há 20 anos. Neste ano, a cerimônia está marcada para começar às 22 horas desta terça-feira (10), horário de Brasília. No comando, estarão artistas de peso, como o diretor Quentin Tarantino, e as atrizes Jamie Lee Curtis e Ana de Armas.

Globo de Ouro TNT (Reprodução)

Reação negativa e ausência de celebridades não é nenhuma novidade no Globo de Ouro

Já faz um tempo que o evento vem sendo criticado pela falta de diversidade na equipe que o comanda. Mas esse não é o único problema: acusações de práticas comerciais antiéticas e até mesmo assédio por parte de um dos executivos também foram citados.

O ator Brendan Fraser, por exemplo já afirmou que não irá à premiação ainda que seu filme, The Whale, seja indicado.

Brendan Fraser ficou emocionado ao receber prêmio de Melhor Ator por The Whale no Festival de Toronto (Reprodução Youtube)
Brendan Fraser ficou emocionado ao receber prêmio de Melhor Ator por The Whale no Festival de Toronto (Reprodução/Youtube)

A atriz Scarlett Johansson, conhecida por interpretar a Viúva Negra no Universo Cinematográfico da Marvel, também afirmou seu boicote à premiação. Ela afirmou que se sentiu incomodada com entrevistas feitas em tom sexista pela Associação.

“Como atriz que promove um filme, espera-se participemos da temporada de premiações, com coletivas de imprensa e também aparecendo nos eventos ao vivo. No passado, isso geralmente significava enfrentar questões sexistas de certos membros da HFPA que beiravam o assédio sexual. É a razão exata pela qual eu, por muitos anos, me recusei a participar de suas conferências”.

“O HFPA é uma organização que foi legitimada por nomes como Harvey Weinstein para ganhar impulso para o reconhecimento da Academia e a indústria o seguiu. A menos que haja uma reforma fundamental necessária dentro da organização, acredito que é hora de dar um passo atrás no HFPA e nos concentrar na importância e na força da unidade dentro de nossos sindicatos e da indústria como um todo”, disse a atriz na época.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›