Como os Testrálios “funcionam” no mundo de Harry Potter?

Muitas perguntas giram em torno destas criaturas

Harry Potter é uma franquia repleta de criaturas magnificas e mágicas, alguns bem conhecidas pelo público como unicórnios e dragões, enquanto outras são totalmente originais deste universo criado por J. K. Rowling.

Uma das criaturas originais da obra e mais chamaram a atenção do fãs foram os Testrálios, animais que aprecem com cavalos esqueléticos com grandes asas e que só podiam ser vistos por um grupo especifico de pessoas.

Uma das coisas que mais geravam confusão sobre os Testrálios é sobre sua invisibilidade. E as explicações sobre eles sempre foram um tanto controversas.

Segundo o CBR, de acordo com a tradição de Harry Potter, apenas aqueles que presenciaram a morte de perto podem ver os Testrálios. Uma explicação simples, mas que levanta mais perguntas do que respostas.

Quem pode ver Testrálios?

Por serem animais que só podem ser visto por quem presenciou a morte, os Testrálios passaram a ser visto como sinal de maus presságios e azar. Mas na realidade, ele são criaturas incompreendidas e que não oferecem perigo algum.

Porém, ver alguém morrer não é o único requisito para enxergar Testrálios. Em 2004, J. K. Rowling explicou que as pessoas tem também que compreender a morte para ver Testrálios.

Isso explica o motivo de Harry não ver os Testrálios antes, mesmo depois de ter presenciado a morte de seus pais quando bebê. Mas o que significa compreender a morte? Isso deixa tudo mais vago, e levanta muito mais especulações.

Por que Harry não conseguia ver testrálios?

Harry Potter e seus amigos voam em testrálios (Reprodução)
Harry Potter e seus amigos voam em testrálios (Reprodução)

Ao longo dos anos, os fãs questionaram como Harry só conseguiu ver os Testrálios depois da morte de Cedrico Diggory, sendo que esta não foi a primeira morte que ele testemunhou.

Seguindo a lógica da autora, então, Harry era muito jovem para compreender a morte, e por isso ele não conseguia ver os Testrálios mesmo tendo visto seus pais morrerem ao enfrentarem Voldemort.

Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry presencia sua segunda morte, a do professor Quirinus Quirrell, que foi o hospede de Voldemort. No filme, Quirrell se transforma em pó diante dos olhos do jovem bruxo.

No livro, porém, é relatado que Harry desmaiou em sua luta final contra Quirrell, então tecnicamente ele não o viu morrer.

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry viu a morte de Cedrico. Mas foi só em A Ordem da Fênix que ele finalmente conseguiu ver as criaturas invisíveis que puxavam as carruagens de Hogwarts.

Alguns fãs especulam que Harry ficou em choque com o assassinato de Cedrico, e levou algum tempo para compreender a morte após tantos eventos traumáticos. Então, só assim foi capaz de ver as criaturas.

A explicação Rowling sobre os Testrálios se sustenta?

Ainda há muito discussão entre os fãs sobre o que considerar canônico na franquia Harry Potter, e muitos ainda preferem se ancorar apenas no que os livros dizem.

No caso dos Testrálios, a explicação de Rowling é vaga o suficiente para que haja um argumento a ser defendido por ambos os lados.

É bastante plausível que os bruxos que viveram durante os eventos da série Harry Potter ainda não tenham descoberto tudo o que há para saber sobre os Testrálios, incluindo esta advertência sobre a necessidade de compreender a morte antes de poder vê-los.

Por outro lado, esta explicação é controversa o suficiente para que a incapacidade de Harry de ver Testrálios mais cedo ainda apareça regularmente nas listas dos maiores buracos na trama de Harry Potter.

Embora muitos fãs achem que Harry deveria ter visto os Testrálios antes do quinto ano, isso não altera o enredo da série.

Não mostrar essas criaturas antes de Harry ter a compreensão a morte, também faz todo sentido na história.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›