Em março, o gerente de projeto Chris Moore criticou J. K. Rowling em uma publicação no blog do Museu da Cultura Pop de Seattle sobre comentários odiosos da autora e como proceder com a exibição relacionada a Harry Potter.
Agora, de acordo com a Entertainment Weekly, os curadores do museu removeram o nome e a imagem de J. K. Rowling de várias galerias sobre o universo do famoso jovem bruxo, com a intenção de diminuir o impacto negativo que ela causa.
Rowling se envolveu em diversas polêmicas nos últimos anos por comentários ofensivos contra mulheres trans, o que gerou revolta não apenas na comunidade LGBTQ+, como também entre os fãs de Harry Potter.
Aquela Que Não Deve Ser Nomeada
Uma citação do blog do Museu da Cultura Pop de Seattle diz: “Há uma certa entidade fria, sem coração e sugadora de alegria no mundo de Harry Potter e, desta vez, não é realmente um dementador”.
Em outro ponto do texto está escrito: “…o apoio de criadores anti-semitas, os estereótipos raciais que ela usou ao criar personagens, o mundo mágico incrivelmente branco, a vergonha da gordura, o falta de representação LGBTQIA+, a visão super fria sobre o fanatismo e a alteridade daqueles que não se encaixam no mundo mágico padrão e muito mais”.
Em relação como essa decisão afeta a exposição de Harry Potter, o blog diz: “Embora a série Harry Potter seja de um ator importante na esfera da cultura pop, queríamos dar crédito ao trabalho dos atores, criadores de adereços e figurinistas em nossa galeria de fantasia. Aprendemos que Você-Sabe-Quem era um problema, e é por isso que você verá os artefatos sem qualquer menção ou imagem do autor.”
A publicação ainda explica que retirar o nome de Rowling “não é uma solução perfeita” mas é o que conseguem “fazer no curto prazo” enquanto determinam “as práticas de longo prazo”.
Autora diz que ainda há fãs que a apoiam
Ainda segunda a EW, também é março, J. K. Rowling abordou os ataque online que recebeu. A autora afirmou que ainda havia “uma toneladas de fãs de Potter” qua a apoiam, e que eles estavam gratos pelo o que ela disse.
“Minha posição é que estou absolutamente defendendo as posições que assumi em Potter. Minha posição é que esse movimento ativista, na forma que está tomando atualmente, ecoa exatamente o que eu estava alertando em Harry Potter”, acrescentou Rowling.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.