Cineastas clamam por banimento de armas de fogo após incidente em Rust

Um grande grupo formado pelos cineastas mais proeminentes da indústria de Hollywood se juntou para montar uma declaração pública com um apelo: o banimento de armas de fogo reais em sets de filmagem. A decisão vem em resposta ao incidente que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as gravações do filme de faroeste Rust, que estrelaria Alec Baldwin.

Os artistas publicaram o apelo em suas contas no Instagram, com uma lista que conta com mais de 200 assinaturas de colegas da indústria. A publicação nos quais eles prometem não usar mais armas de verdade em seus projetos lê-se assim:

“Nós prometemos nunca mais trabalhar em projetos em que sabemos que ARMAS DE FOGO FUNCIONAIS estão sendo usadas para propósitos de filmagem.
Nós prometemos nunca mais colocarmos a nós mesmos e a nossos colegas de equipe nestas situações letais desnecessárias. Nós temos alternativas seguras em efeitos visuais e ARMAS DE FOGO NÃO funcionais.
Nós não iremos esperar a indústria fazer uma mudança. Nós temos o dever de começar a mudar dentro da indústria a gente mesmo.
Halyna Hutchins foi uma artista espirituosa que nós sabemos que teria tomado atitudes se esta tragédia tivesse acontecido com um membro da comunidade cinematográfica. Por favor, honrem ela assinando esta promessa a nosso lado e divulgando o nome dela.
Façamos uma última mudança em honra dela.
#AquiPorHalyna #LeiDeHalyna #BanamBalasDeFestim”

Arma em set continha balas reais em vez de festim

O fatal incidente ocorreu no set de filmagens do filme de faroeste Rust. O relatório policial do condado de Santa Fé, no Novo México, informou que tudo aconteceu quando o ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica. A arma teria balas de verdade em vez das de festim, que costumam ser usadas em cena.

Halyna recebeu um tiro no abdômen e foi levada às pressas para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer no caminho de helicóptero até o hospital. O disparo também atingiu o diretor de fotografia Joel Souza, que foi alvejado no ombro e já recebeu alta do hospital.

A morte da diretora causou uma discussão sobre o uso de armas reais no set que não parece estar próxima de terminar. O ator Ian A. Hudson interpretaria um bandido no filme de faroeste e conta que a única proteção que existia contra qualquer tipo de acidente era uma barreira em torno da câmera.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›