Cineasta que fundou o IMAX morre aos 91 anos

Após uma batalha contra um câncer, o cineasta canadense co-fundador do IMAX, Graeme Ferguson, faleceu aos 91 anos, no último final de semana, em sua casa em Norway Point, Ontário.

A notícia foi divulgada na última segunda-feira, 10 de maio no Twitter da IMAX, que publicou:

“Lamentamos a morte de Graeme Ferguson, visionário cofundador da IMAX e cineasta icônico. Obrigado e descanse em paz, Graeme”.

O cineasta tinha perdido sua esposa há dois meses, depois de um casamento de 39 anos. Ele deixa dois filhos: Allison e Munro.

O fim de seu primeiro casamento foi bastante conturbado, devido uma ação judicial que sua ex-mulher moveu contra ele, alegando que foi parte da equipe fundadora da IMAX.

Ferguson seu uniu a seus amigos de colégio: o empresário Robert Kerr e o engenheiro William Shaw, além do o cineasta Roman Kroitor em 1967 para fundar a IMAX Corporation.

A IMAX nasceu quando o cineasta dirigiu o filme experimental, Polar Life, para a Expo 67 em Montreal para o qual ele desenvolveu um sistema proprietário de câmeras de alta resolução, formatos de filme, projetores e cinemas em parceira com Kroitor, Kerr e Shaw.

Graeme Ferguson (Divulgação)

A criação deles daria a indústria cinematográfica um novo sentido de imersão e melhoria sem igual à experiência nas salas de cinema.

Ferguson deixou um legado incrível, com seus trabalhos como escritor, diretor, produtor e cinegrafista, seu currículo continha grandes produções IMAX, como: Circus World, Snow Job, Ocean, North of Superior, Man Belongs to the Earth, Hail Columbia!, The Dream Is Alive, Blue Planet, Journey to the Planets, Into the Deep, Destiny in Space, L5: First City in Space, Mission to Mir, Deep Sea 3D, Under the Sea 3D e Hubble 3D.

Em seu último trabalho, em 2016, ele atuou como produtor executivo, ao lado do diretor Toni Myers, na produção de A Beautiful Planet, onde ele mostra uma exploração do planeta Terra e espaço sideral visto da Estação Espacial Internacional, com narração de Jennifer Lawrence.

Além de todas suas produções cinematográficas, Ferguson esteve a frente da IMAX, como presidente da empresa de 1970 e 1990.

O cineasta teve sua genialidade reconhecida em 1983, quando oi homenageado com o Prêmio Genie de Contribuições Extraordinárias para a Indústria Cinematográfica Canadense. Uma década depois ele viria a se tornar Membro da Ordem do Canadá.

Em 1994 Brad Wechsler e Richard Gelfond compraram a IMAX a listando na NASDAQ e na Bolsa de Valores de Toronto.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›