Ator de Harry Potter desabafa sobre polêmicas com J. K. Rowling

Harry Melling abriu o jogo sobre as polêmicas envolvendo J. K. Rowling e a comunidade trans

Há dois anos J. K. Rowling se envolveu em uma polêmica relacionada a pessoas trans. No episódio em questão, ela respondeu a um artigo que usou o termo “pessoas que menstruam” para incluir pessoas trans. O que muitos consideraram uma opinião transfóbica por parte da escritora.

Desde então, a autora de Harry Potter se envolveu em diversas outras polêmicas relacionadas a comunidade trans. Consequentemente isso gerou comentários de vários artistas que fizeram parte da franquia Harry Potter, como Daniel Radcliff, Emma Watson, Rupert Grint, Evanna Lynch e Eddie Redmayne.

Agora, em uma entrevista para o The Independent, Harry Melling, que interpretou Dudley Dursley, compartilhou sua opinião sobre as falas consideradas transfóbicas de J. K. Rowling.

“Só posso falar por mim, e o que sinto, para mim, é muito simples, que mulheres transgêneros são mulheres e homens transgêneros são homens”, começou Melling.

“Cada pessoa tem o direito de escolher quem é e se identificar como o que é verdadeiro para si mesma. Não quero entrar no debate de apontar o dedo e dizer: ‘Está certo, está errado’, porque não acho que sou o porta-voz correto para isso. Mas acredito que todos têm o direito de escolher.”

Melling parece não querer tomar partido nesta polêmica, mas aparentemente sua opinião se mostra contrária ao que Rowling pensa.

Duda (Harry Melling) em Harry Potter (Reprodução)
Duda (Harry Melling) em Harry Potter (Reprodução)

As respostas de outros atores de Harry Potter

Daniel Radcliffe, que interpretou  Harry Potter, escreveu uma declaração no site do The Trevor Project em apoio às pessoas trans.

“Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência neste assunto do que Jo ou eu.”

Emma Watson, que deu vida a Hermione Granger, postou um tweet em apoio à comunidade trans, onde diz:

“As pessoas trans são quem dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser”

Em uma entrevista para New York Times, Ralph Fiennes, que interpretou Lord Voldemort, defendeu Rowling. Ele chamou os abusos e ameaças que ela recebeu nas redes sociais de repugnantes e horríveis.

“Quero dizer, eu posso entender um ponto de vista que pode ficar bravo com o que ela diz sobre as mulheres. Mas não é uma fascista obscena de extrema-direita. É apenas uma mulher dizendo: ‘Sou mulher e sinto que sou mulher e quero poder dizer que sou mulher’. Mesmo que eu não seja uma mulher.”

Atualmente, Harry Melling está O Pálido Olho Azul, novo filme de suspense e investigação que chega ao catálogo da Netflix neste mês.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›