American Horror Story: Condessa foi baseada numa pessoa real?

Personagem de Lady Gaga foi famosa por sua crueldade

American Horror Story não é estranha a usar pessoas de verdade para inspirar seus personagens, e a Condessa, interpretada por Lady Gaga, é mais uma desta longa lista.

A série criada por Ryan Murphy tem um formato antológico, o que permite que a história se transforme a cada temporada e explore épocas e lugares diferentes.

Com isso, eventos históricos foram retratados (e dramatizados) nos mais de dez anos em que o programa está no ar.

A quinta temporada, intitulada American Horror Story: Hotel, é centrada no Hotel Cortez, um estabelecimento na Califórnia que tem uma longa história de segredos e perigos sinistros.

A Condessa é a proprietária do hotel, e além disso também uma vampira. Misturando realidade com ficção, a personagem foi concebida com base em uma mulher que existiu, chamada Elizabeth Báthory.

Lady Gaga como a Condessa em American Horror Story: Hotel (Reprodução)
Lady Gaga como a Condessa em American Horror Story: Hotel (Reprodução)

Quem foi Elizabeth Báthory?

Elizabeth Báthory foi uma mulher membro da nobreza e uma notória serial killer, nascida na Transilvânia no século 15, ela ainda detém o recorde (registrado pelo Guinness) como “a serial killer mais competente”.

Aos 15 anos, ela casou-se com o Conde Nadady, com quem se mudou para um castelo. Segundo as histórias, seu esposo construiu um calabouço para a amada, onde ela mantinha e torturava suas vítimas.

Entre seus métodos favoritos estavam enfiar pregos e agulhas embaixo das unhas de suas criadas e cobri-las de mel antes de expô-las a abelhas e formigas. Depois de dar cabo de todos seus funcionários, Elizabeth se juntou com uma enfermeira local e começou a sequestrar jovens moças pobres.

Elizabeth Báthory (Reprodução)
Elizabeth Báthory (Reprodução)

Além de torturar as moças, ela também as mordia e arrancava pedaços de sua carne, além de beber seu sangue porque acreditava que ele a manteria jovem para sempre. Ela também é acusada de obrigar pessoas a cozinhar sua própria carne e depois comer.

O que aconteceu com a Condessa de verdade?

Os crimes da Condessa foram descobertos na virada no século, porém seu título de nobre e o fato de que suas vítimas eram pobres fizeram com que ela se mantivesse livre para cometer mais barbaridades.

Foi apenas depois de 1609, quando ela começou a capturar moças ricas, que Elizabeth teve seus crimes expostos a público.

Elizabeth Báthory (Reprodução)
Elizabeth Báthory (Reprodução)

Em 1611, ela foi condenada a execução por 80 assassinatos, da qual escapou. Em vez disso, ela foi presa em um cômodo sem porta em seu próprio castelo, onde permaneceu o resto de sua vida.

Por conta de sua reputação e seu apetite por sangue, Elizabeth ficou conhecida como a Condessa Drácula, o que foi conveniente para Ryan Murphy ao pegar a história e transformar a serial killer em uma vampira de verdade.

As 10 primeiras temporadas de American Horror Story estão disponíveis no Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›