American Horror Story: NYC é baseada em fatos reais?

Série de Ryan Murphy aborda onda de crimes contra homossexuais nos anos 1980

O terror é um gênero que costuma buscar algumas inspirações na realidade como uma forma de se tornar ainda mais aterrorizante. Atualmente, histórias de crime baseadas na vida real têm atraído vários espectadores, principalmente nas histórias do roteirista e diretor Ryan Murphy.

Agora, ele está de volta com a nova temporada da série antológica American Horror Story: NYC, cujo enredo se passa nos anos 1980 na cidade de Nova York. Por isso, muita gente pode estar curiosa para saber se a nova temporada também é baseada em fatos reais ou se tudo saiu da cabeça do seu criador.

Big Daddy ataca em American Horror Story NYC (Reprodução)
Big Daddy ataca em American Horror Story: NYC (Reprodução)

A resposta para essa pergunta é ‘sim e não’. O novo ano da série se inspira em muitos lugares e de muitas maneiras. A própria cidade de Nova York se tornou palco para vários shows de horrores no ano de 1981.

Isso porque o HIV e a AIDS estavam em alta na época, e a doença se transformaria na pandemia de proporções massivas que mudou a vida e a forma como as pessoas passariam a encarar as relações sexuais dali para a frente.

Uma provável epidemia viral que se espalha entre animais, inclusive, é o pano de fundo para AHS: NYC, enquanto um assassino tem como alvo os gays da cidade. Nesse caso, a principal atração da série parece cercar o misterioso Big Daddy, principal suspeito nesses assassinatos devido ao seu traje de couro.

Por mais que isso possa lembrar outra série de Murphy que está bombando na Netflix – Dahmer: Um Canibal Americano – o showrunner escolheu não retirar nada das manchetes desta vez.

Joe Mantello como Gino Barelli em American Horror Story (Divulgação/ FX)

Ou seja, apesar de usar elementos da realidade da época no enredo, a história contada é completamente fictícia.

Assim, a temporada apenas presta homenagem à cultura da época, mas se transforma em um mundo próprio, com seu próprio enredo e seus próprios personagens.

Sobre a Antologia American Horror Story e outras séries de Ryan Murphy

A série já está em sua 11ª temporada e contou inúmeras histórias marcantes e chocantes ao longo dos anos.

Entretanto, apesar de ter deixado os espectadores arrebatados com a trama de AHS: Murder House, na primeira temporada, a produção também incomodou demais os fãs, que tiveram problemas com a representação de Richard Ramírez em AHS: 1984 por causa do trauma real que o serial killer infligiu às suas vítimas.

No momento, outras duas grandes produções de Murphy estão fazendo sucesso na Netflix, como é o caso de Dahmer: Um Canibal Americano, já citada acima, e Bem-Vindos à Vizinhança, que conta a história de uma família que foi atormentada por cartas ameaçadoras depois de se mudar para uma nova casa.

Todas as temporadas de American Horror Story estão disponíveis no Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›