A série Ascensão: Império Otomano é baseada em fatos reais?

Série conta a história do império Otomano e é uma das mais assistidas na Netflix

A série Ascensão: Império Otomano estreou sua segunda temporada com foco na luta do sultão Mehmed II contra Vlad, o Empalador. Ela chegou a ocupar o Top 10 das séries mais buscadas da Netflix, o que indica que se tornou popular.

Por isso, o público quer saber: os eventos da série são realmente fiéis à História real?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: sim, a série respeita e se baseia em eventos reais para a criação do seu roteiro. Entretanto, é preciso lembrar que toda obra de ficção se utiliza de algumas ‘liberdades’ ao adaptar histórias reais seja para o cinema ou para a televisão.

Essa liberdade criativa é importante para conseguir contar a história de maneira mais palatável e fluida ao público que está acompanhando em casa.

Alguns ‘defeitos’ ocorrem na representação dos fatos em Ascensão: Império Otomano

Apesar de fazer o possível para ser bastante fiel à realidade, a série acaba dedicando pouco tempo para explicar como os eventos históricos aconteceram.

O que acontece é que, algumas vezes, o enredo extrapola determinados registros históricos para fazer com que o público consiga entender a motivação de alguns personagens.

Entretanto, essas motivações não são comprovadas historicamente, conforme revela o site Looper.

Cena de Ascensão Império Otomano (Divulgação Netflix)
Cena de Ascensão Império Otomano (Divulgação / Netflix)

Um exemplo importante aqui é a cena da execução de Çandarlı Halil Pasha. Na vida real, o personagem histórico realmente morreu como foi representado na tela. As motivações para a sua execução, no entanto, ficaram sem explicação ou perdidas no transcurso da história.

Vale destacar também que nem todos os eventos que são destacados na série aconteceram de verdade. A cena em que Mehmed tenta subornar Giovanni, por exemplo, não tem qualquer base histórica.

Espectadores apontaram erros da segunda temporada no Reddit

“A cena em que Mehmed negocia com Giovanni não é nada plausível. Na série, Mehmed vai à muralha para conversar com Giovanni, mas na realidade, aquele espaço físico teria sido fatal para o sultão, fazendo jus ao apelido de ‘campos dos assassinatos’”, escreveu o usuário identificado como u/3choBlast3r.

Mas também existem acertos interessantes

A caracterização dos personagens e do momento histórico em que a produção ocorre é um dos pontos altos da série. A tomada de Constantinopla, particularmente, corresponde aos principais registros históricos da época, sendo vista como uma das sequências mais fiéis da produção da Netflix.

Além disso, a crueldade que tanto os Bizantinos quanto os Otomanos demonstravam também é algo fiel ao que realmente acontecia.

As duas temporadas de Ascensão: Império Otomano estão disponíveis na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›