Vikings | Aslaug era mesmo uma personagem da vida real?

Série é conhecida por se basear em fatos históricos, mas alguns personagens foram baseados na mitologia dos vikings

publicidade

 Vikings é uma série baseada em fatos e personagens históricos, mas também tomou várias liberdades criativas ao contar a história de Ragnar Lothbrok e as pessoas ao seu redor.

Entre essas personagens está Aslaug, sua segunda esposa na série, e mãe de quatro dos seus filhos. Mas uma pergunta sobre ela é: Aslaug realmente existiu?

publicidade

Antes de responder a essa pergunta vale a pena relembrar como ela foi introduzida na série.

Durante a primeira temporada, Lagertha, que é a primeira esposa de Ragnar, já tinha dado a ele dois filhos e engravidou novamente, mas teve um aborto espontâneo.

Chateado, Ragnar saiu em peregrinação ao tempo de Uppsala, onde conversou com os deuses e perguntou quem seria a mãe dos filhos prometidos a ele.

Aslaug (Alyssa Sutherland) e Ragnar (Travis Fimmel) em Vikings (Reprodução)
Aslaug (Alyssa Sutherland) e Ragnar (Travis Fimmel) se encontram em Vikings (Reprodução)
publicidade

Posteriormente, Ragnar e sua tripulação viajaram para Götaland para resolver uma disputa de terras, e lá, dois de seus homens avistaram Aslaug (Alyssa Sutherland) enquanto ela se banhava junto com suas servas.

Ela exigiu um pedido de desculpas pela ‘intromissão’ dos homens e foi quando teve a oportunidade de se encontrar com Ragnar.

publicidade

Ele a viu como um desafio dos deuses e a tomou como esposa. Depois disso, ela acabou se tornando a mãe de seus filhos Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar.

Aslaug (Alyssa Sutherland) e Ragnar (Travis Fimmel) em Vikings (Reprodução)
Aslaug (Alyssa Sutherland) e Ragnar (Travis Fimmel) em Vikings (Reprodução)

Entenda as lendas que originaram a história de Aslaug na série

Embora muitos fãs acreditem que tanto Ragnar quando Aslaug realmente existiram, não existem provas históricas que assegurem esse fato.

publicidade

Tanto a história do protagonista quanto a de sua segunda esposa foi baseada em tradições orais dos vikings.

Aslaug aparece na Edda de Snorri, na Saga Völsunga e na Saga de Ragnar Lodbrok, e ela era filha de Sigurd e Brynhildr, embora tenha sido criada pelo pai adotivo de Brynhildr, Heimer.

Depois que seus pais morreram, Heimer ficou preocupado com a segurança de Aslaug, então ele a escondeu em uma harpa e viajou para a Noruega, onde ficaram na casa dos camponeses Áke e Grima.

publicidade

Acreditando que a harpa continha itens valiosos, Grima convenceu Áke a matar Heimer enquanto ele dormia, mas assim que descobriram Aslaug dentro da harpa, eles a criaram como sua, chamando-a de Kráka, que significa corvo. Como sua beleza denunciava suas origens nobres, Áke e Grima a esfregaram em alcatrão e a vestiram com um longo capuz, mas um dia, enquanto tomava banho, ela foi descoberta por alguns dos homens de Ragnar Lothbrok.

Ragnar (Travis Fimmel) e Lagertha (Katheryn Winnick) em Vikings (Reprodução)
Ragnar (Travis Fimmel) e Lagertha (Katheryn Winnick) em Vikings: (Reprodução)

Da mesma forma que aconteceu na série, os homens de Ragnar contaram a ele sobre ela, e ele decidiu chamá-la para conhecê-lo, mas decidiu testar sua inteligência.

publicidade

Ele mandou dizer a ele que não chegasse nem vestida nem despida, nem com fome nem sem fome, nem sozinha e nem acompanhada.

Ela então, se aproximou dele usando um vestido de rede, mordendo uma cebola (que foi alterada para uma maçã na série) e com um cachorro como seu companheiro.

Impressionado, ele a pediu em casamento e eles tiveram três filhos: Ivar, o Desossado, Björn Ironside (que é filho de Lagertha na série) e Sigurd.

publicidade

Nas sagas não é revelado como Aslaug morreu, mas na série, ela foi morta por Lagertha.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›