A história real da série Shogun

A série Shogun oferecerá uma nova visão sobre a história fictícia de John Blackthorne e sua jornada no Japão durante o século XVII baseado no livro de James Clavell. No entanto, por trás dessa trama inventada, há uma história real que inspirou a criação desse universo.

A trama envolve uma disputa pelo poder entre vários líderes e oferece um olhar fascinante sobre a cultura japonesa dessa época. Embora Shogun seja uma obra de ficção, sua história é inspirada em eventos reais e em uma figura histórica importante: o marinheiro William Adams.

William Adams: o homem que também melhorou o comércio exterior do Japão

De acordo com o Collider, a inspiração de James Clavell para escrever a história de Shogun começou depois de ler um livro didático de sua filha sobre um soldado que havia viajado para o Japão para se tornar um samurai.

Então, ele decidiu pesquisar a história de um marinheiro da vida real que viajou para o Japão em 1600. Esse marinheiro era William Adams, cujas façanhas serviram de base para John Blackthorne.

Adams foi um dos sobreviventes de uma expedição para chegar ao Japão, desembarcando na ilha Kyushu. Ele foi levado até o Xogun Tokugawa Ieyasu, que tinha muito interesse em aprender mais sobre o mar.

Impressionado com o conhecimento de Adams, Ieyasu deu destaque ao marinheiro destaque em sua corte. Então, Adams continuou a influenciar o reinado de Ieyasu por anos, inclusive ajudando a expandir o comércio para o exterior do Japão.

Além disso, Adams colaborou com a construção de navios para comerciantes, além de escrever cartas para ingleses e holandeses pedindo para abrirem rotas comerciais para o Japão. O marinheiro também era o principal mediador entre os comerciantes estrangeiros.

Mesmo toda sua influência não foi capaz de impedir o próximo Xogun, Tokugawa Hidetada, de adotar uma política isolacionista e fechar o Japão do resto do mundo. Adams terminou seus dias no Japão e morreu em 1620.

Cosmo Jarvis como John Blackthorne em Shogun (Reprodução / FX)
Cosmo Jarvis como John Blackthorne em Shogun (Reprodução / FX)

Shogun e outros trabalhos inspirados por William Adams

Enquanto John Blackthorne foi fortemente inspirado em William Adams, o lorde Yoshii Toranaga foi inspirado na história de ascensão de Tokugawa Ieyasu ao poder.

Outra ligação entre realidade e ficção é o apelido que ambos os protagonistas ganharam, Muara Anjin“, que se traduz aproximadamente como “marinheiro” em japonês. No caso de Blackthorne, ele ganhou esse apelido por ninguém conseguir pronunciar seu nome corretamente no Japão.

A história de Shogun ganhou sua primeira adaptação para a para a televisão através de uma minissérie em 1980. Em 1990 ganhou uma versão para o musical para o teatro.

Além disso, outra obra também contaram a história de William Adams. Um dos mais notáveis foi em Heroes, o drama da NBC apresentou Adam Monroe na segunda temporada, um herói que se tornou vilão e cruzou o cominho de Hiro Nakamura.

O Último Samurai também segue uma história semelhante de um inglês que chegou ao Japão e seguiu seus caminhos.

Shogun estreia no dia 27 de fevereiro no canal FX dos Estados Unidos, a série estará disponível no Brasil através do serviço de streaming Star+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›