A ciência prova que estalar de dedos de Thanos é fisicamente impossível

Um dos momentos mais icônicos do Universo Cinematográfico da Marvel é o estalar de dedos de Thanos. Mas um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia recentemente descobriu que o estalo do vilão enquanto usava a Pedra do Infinito era provavelmente impossível de acontecer.

Os pesquisadores descobriram isso depois de se inspirarem nos eventos de Vingadores: Guerra do Infinito. Embora tenhamos visto uma série de impossibilidades físicas se tornarem realidade na franquia, a pesquisa observou que um componente-chave para o estalo é uma certa quantidade de atrito.

Sendo assim, com a falta de atrito na luva de metal evitando o atrito necessário entre superfícies, não haveria como Thanos estalar os seus dedos.

Portanto, segundo o EurekaAlert !:

“Usando imagens de alta velocidade, processamento automatizado de imagens e sensores de força dinâmicos, os pesquisadores analisaram uma variedade de estalos de dedo. Eles exploraram o papel do atrito cobrindo os dedos com diferentes materiais, incluindo dedais metálicos para simular o efeitos de tentar estalar os dedos enquanto usava uma luva metálica, bem como Thanos. “

Cena de Vingadores: Guerra Infinita (Reprodução / Marvel)

Além disso, a equipe descobriu que o estalar dos dedos do vilão era “a aceleração angular humana mais rápida já medida, quase três vezes mais rápida do que a aceleração rotacional do braço de um lançador de beisebol profissional”.

O professor Saad Bhamla, da Escola de Engenharia Química e Biomolecular, disse ao EurekaAlert!:

“Quando vi os dados pela primeira vez, pulei da cadeira. O estalar de dedos ocorre em apenas sete milissegundos, mais de vinte vezes mais rápido do que um piscar de olhos, o que leva mais de 150 milissegundos.”

Já o estudante de graduação da Georgia Tech, Raghav Acharya, acrescentou:

“Nossos resultados sugerem que Thanos não poderia ter estalado os dedos por causa de seus dedos blindados com metal. Portanto, provavelmente são os efeitos especiais de Hollywood, em vez da física real, em jogo! Desculpe pelo spoiler.”

É bom lembrar que o estudo foi através de uma análise dos eventos de Guerra do Infinito, em grande parte devido à falta de investigação científica que foi conduzida sobre a física do estalo. Apesar de ser um gesto tão simples, a pesquisa ressalta que esse comportamento é específico dos humanos e como ele depende de nossa fisiologia.

Além disso, eles também ressaltam que com o atrito entre as pontas dos dedos sendo aumentado ou diminuído, fica mais difícil acumular força ou aceleração suficiente para estalar adequadamente.

“A compressão da pele torna o sistema um pouco mais tolerante a falhas. Reduzir a compressibilidade e a fricção da pele torna muito mais difícil criar força suficiente nos dedos para realmente estalar”, destacou o doutorando Elio Challita.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›