A Casa do Dragão faz mudanças na história e desagrada fãs

Há muitos pontos dos livros que poderiam ter sido melhor explorados na série

Sendo uma série para televisão, e mesmo com George R. R. Martin incluído na produção, A Casa do Dragão mostrou diversas mudanças feitas em comparação aos livros Fogo & Sangue.

Algumas mudanças agradaram aos fãs, enquanto outras nem tanto.

Rhaenyra (Milly Alcock) e Alicent (Emily Carey) em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rhaenyra (Milly Alcock) e Alicent (Emily Carey) em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Em Fogo & Sangue, Viserys foi rei por 26 anos até sua morte, enquanto A Dança dos Dragões durou apenas dois anos. Ou seja, A Casa do Dragão resumiu duas décadas e meia em oito episódios.

Muitos fãs reclamaram que com a velocidade que dos acontecimentos não deu para se importar realmente com nenhum ator ou personagem, afinal, houve constantes trocas constantes de elenco e alguns personagens morreram rápido demais.

2 – Muitos saltos no tempo

Olivia Cooke como Alicent e Emma D'Arcy como Rhaenyra em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Olivia Cooke como Alicent e Emma D’Arcy como Rhaenyra em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Para alguns os constantes saltos no tempo foram uma forma preguiçosa avançarem a história sem ter que explicar nada, principalmente consequências para alguns atos.

Criston Cole espanca Joffrey até a morte em um festa de casamento e não houve nenhuma palavra após isso. Alicent ataca a herdeira do trono e também não há consequências para isso, simplesmente saltam no tempo. Há outros eventos interessantes nos livros que não são mostrados na série.

3 – Caracterização de Daemon

Daemon (Matt Smith) em cena do episódio 4 de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Daemon (Matt Smith) em cena do episódio 4 de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Tanto no livro como na série, Daemon Targaryne é cativante. Contudo, nos livros ele é uma pessoa menos apática e com mais capacidade de amar, apesar de sua moral “cinza”.

Alguns fãs apontam que em Fogo & Sangue o arco de Daemon mostra que “a guerra faz as pessoas cometerem coisas terríveis”, enquanto em A Casa do Dragão o arco de Daemon é apenas “um cara malvado cometendo outro crime”.

4 – Os Verdes e os Negros

Emily Carey como Alicent em A Casa do Dragão
Emily Carey como Alicent em A Casa do Dragão (Divulgação/ HBO)

Em Fogo & Sangue, por causa das cores das respectivas casas de Alicent e Rhaenyra, os grupos rivais ficaram conhecidos como os Verdes e os Negros.

Contudo, foi apontado por fãs que isso não fica tão explicito na série, e algumas pessoas só percebem isso se tiverem lido o material fonte.

Enquanto Alicent chegou ao casamento de Rhaenyra com vestido verde como um ato de guerra, Rhaenyra ainda não reivindicou sua cor. Sem conhecer o livro, o significado das cores não é claro.

5 – Favoritismo em Rhaenyra

Rhaenyra (Milly Alcock) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Rhaenyra (Milly Alcock) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Enquanto Fogo & Sangue não dá razão nem para Rhaenyra nem para Alicent na guerra pelo Trono de Ferro, A Casa do Dragão escolheu a sua favorita nessa luta. Algumas pessoas pontuaram o quanto é explicito o favoritismo de Rhaenyra, e evitam narrar uma guerra civil complexa e moralmente ambígua.

A ambição dos dois lados causou a destruição da linhagem Targaryen e levou à sua queda. No entanto, com o foco em Rhaenyra, a colocam como heroína que deve derrotar a vilã Alicent.

6 – Alicent ataca Rhaenyra e Luke

Alicent foi uma das personagens mais mudadas em comparação aos livros até agora, principalmente a forma como ela reagiu após Aemond perder o olho. Mais uma vez ela é colocada no papel de vilã e descontrolada ao atacar Luke e Rhaenyra. Ao vê-la perdendo a cabeça com certeza ninguém ficaria do lado dela.

7 – Laenor sobrevive, mas e o seu dragão?

Qarl Correy e Laenor Velaryon em A Casa do Dragão (Reprodução)
Qarl Correy (Arty Froushan) e Laenor Velaryon (John Macmillan) em A Casa do Dragão (Reprodução)

No livros, Laenor acaba morto por um motivo ainda não explicado, se foi por ciúmes por seu amante ou a mand?o de Daemon. Enquanto na série sua morte é forjada por Rhaenyra e Daemon, ele deixa sua terra natal vivo.

Isso cria um problema com Seasmoke, seu dragão. Na mitologia de Martin, um dragão só se alia a outro cavaleiro após a morte de cavaleiro anterior. Como a série lidará com Seasmoke ser montado por outra pessoa no futuro, se Laenor ainda está vivo, principalmente pela conexão especial que cavaleiro e dragão têm

Nos livros, após a morte de Laenor, Addam vira o cavaleiro de Seasmoke, e os fãs não estão contente com a possibilidade de Addam aparecer na série, e conseguir controlar Seasmoke  com Laenor ainda está vivo.

8 – Criston Cole mata Joffrey Lonmouth

Solly McLeod como Joffrey Lonmouth e Fabien Frankel como Criston Cole em A Casa do Dragão
Solly McLeod como Joffrey Lonmouth e Fabien Frankel como Criston Cole em A Casa do Dragão (Divulgação / HBO)

Tanto nos livros quanto a série, Criston mata Joffrey. Contudo, o que deixou os fãs insatisfeitos é que Cole matou Joffrey a sangue frio em um casamento importante e não foi preso por isso.

Nos livros, Joffrey e Criston se enfrentam em um torneio. A morte de Joffrey acontece dias depois devido a um ferimento grave que sofreu ao lutar contra Criston. Nos livros não fica claro se o ferimento de Joffrey causado por Criston foi proposital ou um acidente.

9 – Daemon mata Rhea

Rachel Redford como Rhea Royce em A Casa do Dragão
Rachel Redford como Rhea Royce em A Casa do Dragão (Divulgação/ HBO)

É claro que Daemon não gostava de sua esposa Rhea, mas mostra-lo matando a jovem foi uma forma da série vilanizar mais ainda o personagem. Para alguns, manter a ambiguidade sobre o caráter de Daemon seria melhor.

10 – A Morte de Laena

Laena (Nanna Blondell) e Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Laena (Nanna Blondell) e Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Nos livros, a morte de Laena foi mais emocionante e mostrou o quanto era forte a amizade dela com Rhaenyra. Para alguns fãs, a morte de Laena nas chamas de Vhagar foi apenas para causar um choque.

Em Fogo & Sangue, Laena tentou voar uma última vez em Vhagar, mas desmaiou, momento em que Daemon a levou de volta para dentro e chorou ao lado de Rhaenyra.

Mudar tanto sua morte eliminou a amizade de Rhaenyra com Laena, o amor de Laena por Vhagar, e o amor de Daemon por ela. Havia muitas outras formas de tornar Laena uma personagem interessante sem eliminar o cânone e ainda fazer os fãs sentirem falta dela.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›