4 temas recorrentes de terror que Pânico conseguiu subverter

Franquia sempre abordou os filmes de terror dentro de sua trama

Pânico se tornou uma franquia consolidada e amada por seus fãs há mais de 20 anos graças à sua abordagem única ao terror, que depois foi copiada à exaustão em uma tentativa de reproduzir o mesmo sucesso.

O primeiro filme, assim como os demais, é consciente de todos os chavões e elementos que são usados com frequência em filmes de terror e, com isso, puxa o tapete do espectador e o choca subvertendo as expectativas.

Veja quais temas que são recorrentes em filmes do gênero que Pânico desafia a seguir.

Personagens que nunca viram um filme de terror

Randy (Jamie Kennedy) explica as regras de como sobreviver em filmes de terror em cena de Pânico (1996) (Reprodução)
Randy (Jamie Kennedy) explica as regras de como sobreviver em filmes de terror em cena de Pânico (1996) (Reprodução)

Hoje em dia, graças a Pânico, este tema é menos recorrente, mas antes de 1996, os personagens de um filme de terror pareciam nunca ter visto um filme do gênero na vida: vítimas de um apocalipse zumbi nunca ouviram falar de zumbis, personagens de slashers nunca viram um filme de Sexta-Feira 13 e moradores de lugares sinistros nunca viram um filme sobre casas mal-assombradas antes.

Os personagens de Pânico são fãs do gênero e agem de acordo. Com o conhecimento dos filmes, eles aprendem a se salvar e escapar da ponta da faca de Ghostface.

A “virgem estudiosa” como sobrevivente final

Sidney Prescott (Neve Campbell) em Pânico (Reprodução)
Sidney Prescott (Neve Campbell) em Pânico (Reprodução)

Também conhecida como final girl, o termo se popularizou depois que Jamie Lee Curtis interpretou a inocente e não sexualmente ativa babá Laurie Strode em Halloween: A Noite do Terror.

Sidney, apesar de ter dúvidas sobre o nível de intimidade que queria com o namorado Billy, faz sexo durante o filme e acaba viva e com os antagonistas derrotados no chão.

Um culpado só

Matthew Lillard e Skeet Ulrich na franquia Pânico (Reprodução)
Matthew Lillard e Skeet Ulrich na franquia Pânico (Reprodução)

Michael Myers, Jason, Freddy Krueger, Leatherface, Chucky. A maior parte dos filmes de terror favoritos das pessoas têm um personagem apenas como sua grande estrela, que é seu vilão.

Em Pânico, a grande reviravolta é que o culpado não é uma, mas duas pessoas, o que depois acabar se tornando basicamente uma tradição na franquia.

Final sem fim definitivo

Courteney Cox, Jamie Kannedy e Neve Campbell em Pânico (Reprodução)
Courteney Cox, Jamie Kannedy e Neve Campbell em Pânico (Reprodução)

Fãs de filmes de terror estão cansados de ter aquela cena no final de um filme que acaba desfazendo os esforços do mocinho do filme; para garantir a chance de uma continuação, filmes do gênero adoram voltar atrás e ressuscitar o vilão derrotado para que ele possa voltar em outro filme.

Pânico dá cabo dos dois culpados no final, e assim finaliza a história de maneira definitiva, sem que eles voltem para uma continuação. Mais filmes aconteceram, mas os culpados nunca são os mesmos, o que faz com que um final insatisfatório sem vitória seja evitado.

Pânico 6 está previsto para estrear nos cinemas do Brasil a partir de 9 de março de 2023. Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2, 3 e 4 estão disponíveis no Paramount+ e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›