5 coisas que você não sabia sobre a franquia Pânico

Novo filme da série será lançado em 2023

A chama da franquia de Ghostface foi reacendida este ano com o lançamento de Pânico em janeiro, e o sucesso foi tanto que o filme já tem uma continuação confirmada e com data marcada para lançamento em março do ano que vem.

Se as ligações ameaçadoras do assassino provam alguma coisa, é que nunca é demais estar por dentro de todas as curiosidades de filmes de terror.

Confira 5 fatos curiosos sobre a produção dos filmes da franquia de Pânico a seguir.

O título original

Cena de Todo Mundo em Pânico (Reprodução)
Cena de Todo Mundo em Pânico (Reprodução)

Antes de receber o título que hoje em dia é uma das franquias mais famosas do terror, Kevin Williamson não gastou muito tempo pensando em um título criativo para o projeto.

Como era um filme sobre um grupo de adolescentes que estão cientes e discutem tudo o que pode acontecer dentro de um filme de terror, Kevin batizou-o de Scary Movie (literalmente Filme de Terror em inglês).

Curiosamente, a terrormédia Todo Mundo em Pânico, que se popularizou depois de um primeiro filme centrado em tirar sarro da franquia, recebeu este nome oficialmente em sua versão não traduzida.

O crime real que inspirou a história

A maior parte da história de Pânico é autoral, mas Kevin Williamson também se inspirou em partes de uma história de crime real dos anos 1990, os assassinatos de Danny Rolling, que ficou conhecido como Gainesville Ripper.

O caso envolvia o assassinato de cinco estudantes de ensino médio, e uma das partes mais notáveis de inspiração é a história de Cotton Weary (Liev Schreiber), que é acusado injustamente da morte da mãe de Sidney assim como um estudante foi acusado pelos crimes crimes cometidos por Danny.

A primeira Sidney

Drew Barrymore como Casey Becker em Pânico (1996) (Reprodução)
Drew Barrymore como Casey Becker em Pânico (1996) (Reprodução)

A personagem Sidney Prescott e sua atriz Neve Campbell se tornaram sinônimos da franquia de Pânico, tanto que muitos fãs estão nervosos com o sexto filme, primeiro do qual ela não irá participar.

O que muitas pessoas não devem saber é que Drew Barrymore, que interpreta Casey Becker, a primeira vítima, foi inicialmente convidada para ser a protagonista. Os planos mudaram quando ela mesma sugeriu que seria muito legal e chocante se ela fosse a primeira a morrer.

O diretor de Facada

Pôster de Facada (Reprodução)
Pôster de Facada (Reprodução)

Os eventos de Pânico repercutiram também dentro do universo do filme e foram adaptados para as telas no filme Facada, que é exibido em cenas de Pânico 2 e Pânico 4.

O filme fictício é dirigido por Robert Rodriguez, de Sin City e Um Drink no Inferno. Não só ele é mencionado como o diretor do filme dentro do filme, mas também dirigiu as cenas exibidas nas sessões de cinema.

O vazamento histórico

Omar Epps em Pânico 2 (reprodução)
Omar Epps em Pânico 2 (reprodução)

Hoje em dia vazamento de informações de filmes é algo tão corriqueiro que ninguém mais se choca com isso, mas nos anos 2000 isso não era normal, e Pânico 2 ficou marcado na história por isso.

O filme foi o primeiro da história a vazar na internet, e teve que ter o final reescrito por conta do incidente.

Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2 e 3 estão disponíveis no Paramount+ e através de assinaturas premium do Globoplay. Pânico 4 está disponível no Prime Video e Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›