Por que Freddy Krueger não usa máscara?

Ghostface, Jason e Michael Myers são lembrados por suas máscaras, que viraram fantasias populares de dia das bruxas

Já se perguntou por que, diferentemente da maior parte de seus companheiros de terror, Freddy Krueger não usa uma máscara? A justificativa é dos maiores fatores para o sucesso da franquia.

A Hora do Pesadelo é criação do falecido Wes Craven, também conhecido por ser a mente por trás de Pânico e A Última Casa. Seu primeiro filme foi lançado em 1984 e graças ao carisma de Freddy, se transformou em uma série que conta com 8 filmes.

Freddy foi apenas um dos vilões dos filmes slasher, que ganharam popularidade nos anos 1980 e 1990 graças a Halloween, que apresentou Michael Myers para o mundo e popularizou o subgênero, que tem como maior estrela o assassino e não as vítimas.

Além de sua luva de navalhas, uma das características mais lembradas de Freddy é seu rosto, todo marcado com cicatrizes de queimaduras graves.

Robert Englund como Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
Robert Englund como Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

Wes explicou em uma entrevista antiga sobre o processo criativo do filme que estava ciente da popularidade e valor metafórico das máscaras, mas que ele preferia abrir mão disso para criar um personagem que fosse capaz de trasmitir mais emoções através de seu rosto:

“Quase todas as culturas tem [máscaras] em suas cerimônias mais importantes; é algo que é uma combinação entre remover a humanidade e mantê-la lá, aparente apenas através dos olhos”, explicou o cineasta.

“Eu não queria usar uma máscara que seria imóvel, eu acho que Jason era bem popular naquela época, eu queria algo que poderia expressar emoções. E foi assim que de repente eu cheguei na ideia de um rosto todo cheio de cicatrizes, e a história de origem surgiu daquilo.”

Ator aceita voltar, mas admite não ter a mesma energia

Robert Englund (Reprodução)
Robert Englund (Reprodução)

Robert Englund, que viveu o personagem nos sete primeiros filmes e na obscura série de TV, completou 75 anos este ano e, embora confesse não conseguir mais gravar as cenas mais pesadas de ação com o personagem, aceitaria voltar se pudesse ter uma versão mais “leve” do processo de filmagens:

“Eu estou velho demais para fazer outro filme como Freddy agora. Se eu fizesse uma cena de luta, ela teria que ser o mais leve possível porque eu não consigo mais ficar gravando por oito tomadas e vários ângulos, minha coluna não aguenta.”

Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›