4 imprecisões históricas em Outlander

Outlander seja uma série considerada de fantasia e ficção histórica, mas, na verdade, há muitos detalhes e muitas coisas que não aconteceram de verdade e ela está cheia de imprecisões.

Entretanto, isso é algo bastante normal na televisão, já que o compromisso é com o entretenimento e não com a História.

Veja agora quais são as três maiores imprecisões históricas da série:

O julgamento de bruxas a que Claire e Geillis foram submetidas não teria acontecido naquela época

Com certeza houve uma licença poética e artística quando a autora de Outlander, Diana Gabaldon, escreveu a cena do julgamento no primeiro livro da saga que originou a série de televisão.

Isso também foi visto mais tarde na primeira temporada do show, quando Laghoire arma para que Geillis e Claire sejam acusadas e julgadas por bruxaria, porque ela queria se vingar de Claire por ‘roubar’ Jamie dela.

Entretanto, o último julgamento de bruxas na Escócia ocorreu mais de vinte anos antes, em 1722.

Na verdade, já existia uma lei na década de 1740 que dizia que era ilegal acusar alguém de ser uma bruxa. Portanto, todo o enredo está completamente fora de uma base histórica para esse período.

Claire (Caitriona Balfe) e Geillis (Lotte Verbeek) em Outlander: (Reprodução)
Claire (Caitriona Balfe) e Geillis (Lotte Verbeek) em Outlander: (Reprodução)

Craigh Na Dun não existe na vida real

As pedras de Craigh Na Dun são a base de todos os acontecimentos da série. Desde a primeira vez que Claire atravessa as pedras até as vezes em que ela tenta fazer seu caminho de volta para voltar ao seu próprio tempo, principalmente em Culloden e até quando ela retorna às pedras na tentativa de encontrar com Jamie novamente, nada disso teria acontecido sem elas.

Na realidade, porém, essas pedras não existem. Pelo menos não essas específicas.

O que existe são outras pedras permanentes em toda a região da Escócia que são muito semelhantes às da série. Entretanto, não é provável que elas te mandem de volta no tempo. Mas se você quiser tentar… Conta aqui depois como foi, tá?

Outlander
Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe) em Outlander (Reprodução)

As pessoas não eram tão higiênicas naquela época

Em um programa extremamente romântico como Outlander, seria um pouco complicado admirar e acompanhar cenas românticas tão quentes e apaixonadas se o público se lembrasse constantemente o quanto aquelas pessoas deveriam cheirar mal.

A série não retrata, mas, na verdade, no século 18, ainda não havia escovas de dente, pasta de dente ou sabonetes.

Então, só dá para imaginar o quanto as pessoas eram menos atraentes e fedorentas para ficarem beijando na boca e se agarrando tanto.

A idiotice de Bonnie Prince Charlie foi exagerada

É verdade que o Príncipe Charles Edward Stuart cometeu muitos erros como líder da Rebelião dos Jacobitas.

É fato que ele não era o melhor líder, mas, apesar da boa atuação de Andrew Gower, o príncipe não era tão idiota e tão trapalhão como a série o descreve.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›