10 filmes para a família que traumatizaram crianças

Alguns filmes classificados como PG (Recomendado para Crianças) traumatizaram os jovens espectadores devido ao seu conteúdo perturbador.

Essas obras, mesmo sendo aparentemente inocentes, continham cenas de violência, terror e temas emocionalmente intensos que afetaram as crianças.

Conheça alguns desses filmes classificados como para família que causaram impacto nas gerações mais novas (via Screen Rant).

Tubarão (1975)

Cena de Tubarão (Reprodução)
Cena de Tubarão (Reprodução)

O filme Tubarão, dirigido por Steven Spielberg, trazia cenas de terror com um tubarão devorador de pessoas, sendo considerado inapropriado para crianças. Mesmo classificado como PG, o longa apresentava um conteúdo assustador que traumatizou muitos jovens espectadores.

Tommy (1975)

Cena de Tommy (Reprodução)
Cena de Tommy (Reprodução)

Tommy, adaptado da ópera rock da banda The Who, conta a história de jovem surdo, mudo e cego devido a experiências traumáticas na infância. O filme continha cenas de violência, abuso sexual implícito, e viagem de drogas mesmo sendo classificado como PG.

Uma Grande Aventura (1978)

Cena de Uma Grande Aventura (Reprodução)
Cena de Uma Grande Aventura (Reprodução)

Uma Grande Aventura (Watership Down, no original), um filme animado sobre coelhos, continha cenas gráficas de violência e morte que geraram debates sobre sua adequação para crianças. Apesar de ser classificado como filme para família, sua representação gráfica do mundo animal traumatizou muitos jovens espectadores.

Kramer vs. Kramer (1979)

Elenco de Kramer vs. Kramer (Reprodução)
Elenco de Kramer vs. Kramer (Reprodução)

Kramer vs. Kramer, um drama sobre divórcio, apresentava temas emocionalmente intensos que tornaram o filme traumatizante para crianças que não estavam emocionalmente preparadas para lidar com tais questões. Mesmo classificado como PG, o longa trouxe à tona situações complexas que podem ter impactado negativamente as crianças que o assistiram.

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

Cena de Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! (Reprodução)
Cena de Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (Reprodução)

Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, uma comédia maluca, continha piadas inapropriadas sobre fumar, beber e usar drogas, mas mesmo assim foi classificado como PG. Essas referências podem ter sido inadequadas e havia muitas cenas que teriam feito os pais cobrirem os ouvidos e olhos dos filhos.

Poltergeist – O Fenômeno (1982)

<yoastmark class=

Poltergeist, um filme de terror sobre fantasmas, foi classificado como PG, mesmo tendo cenas assustadoras e o sequestro de uma criança de 5 anos. Esse conteúdo perturbador pode ter causado traumas em crianças que assistiram ao filme sem estar preparadas para lidar com o medo e horror retratados na obra.

Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Cena de Indiana Jones e o Templo da Perdição (Reprodução)
Cena de Indiana Jones e o Templo da Perdição (Reprodução)

Indiana Jones e o Templo da Perdição foi considerado violento demais para crianças, levando à criação do rating PG-13. O filme também foi censurado no Reino Unido após seu lançamento e, cinco anos depois, o British Film Board introduziu a classificação intermediária para maiores de 12 anos. As cenas de violência e temas sombrios do filme podem ter impactado negativamente as crianças que esperavam um filme de aventura mais leve.

Gremlins (1984)

Cena de Gremlins (Reprodução)
Cena de Gremlins (Reprodução)

Gremlins, apesar de sua aparência de filme leve e familiar, continha cenas traumatizantes, como a morte de criaturas e sangue verde, além de violência. Esses elementos chocantes podem ter deixado muitas crianças assustadas após assistir ao filme.

Gatinhas & Gatões (1984)

Cena de Gatinhas e Gatões (Reprodução)
Cena de Gatinhas e Gatões (Reprodução)

Gatinhas & Gatões (Sixteen Candles, no original), um clássico de amadurecimento, possuía linguagem inapropriada, temas sexuais e nudez frontal, além de representações ofensivas do estudante asiático Long Duk Dong. Esses elementos tornaram o filme inapropriado para crianças e podem ter causado desconforto aos jovens espectadores.

Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988)

Cena de Uma Cilada Para Roger Rabbit (Reprodução)
Cena de Uma Cilada Para Roger Rabbit (Reprodução)

Uma Cilada Para Roger Rabbit, um filme de mistura de live-action e animação, continha humor adulto, uma morte traumática por derretimento e a personagem sexualizada Jessica Rabbit, tornando-o inapropriado para crianças, apesar da classificação PG.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›