Franquia Tubarão fez Spielberg ter maior arrependimento de sua vida

Filme causou impacto negativo no mundo real, disse

Steven Spielberg confessou que é grato por todo o sucesso que teve em sua carreira por causa de Tubarão, mas mesmo assim ele tem um profundo arrependimento sobre o projeto.

O famoso diretor conversou com o Desert Island Discs da BBC e admitiu que se sente responsável por estimular a caça a tubarões por causa da maneira como antagonizou o animal no filme de 1975:

“Até hoje, eu me arrependo da dizimação da população mundial de tubarões que aconteceu por causa do livro e do filme. Eu me arrependo amargamente daquilo, mesmo.”

Primeira cena de morte em Tubarão (Reprodução)
Primeira cena de morte em Tubarão (Reprodução)

Não só ele se arrepende de ter tratado os animais como vilões, mas também a ideia assombra seus pesadelos. O diretor revelou que tem uma teoria absurda, no qual os animais guardam rancor dele pelo que ele fez à sua raça:

“Isso é uma das coisas de que eu ainda sinto medo. Não de ser comido por um tubarão, mas de que os tubarões de alguma maneira ainda tenham raiva de mim por ter causado um frenesi de esportes de pesca com eles que ocorreu depois de 1975.”

Autor de livro também se arrepende do material envolvendo tubarões

Peter Benchley, autor do livro no qual se baseou o filme de Spielberg, também tem sua cota de arrependimentos. Há alguns anos, ele também afirmou que sente que não deveria ter escrito a história da maneira que fez:

“Sabendo o que eu sei hoje em dia, eu nunca teria escrito aquele livro. Tubarões não atacam seres humanos por querer, e eles certamente não guardam mágoas de ninguém.”

Estúdios queriam demitir diretor por atrasos em Tubarão

Em entrevista recente, Steven revelou que ele ficou na mira dos executivos da Universal durante as filmagens de Tubarão. De acordo com o diretor, ele só se manteve no cargo por influência de um executivo da equipe:

“Eu acho que o Sid Sheinberg [presidente e chefe de operações da Universal Pictures na época] era quem sempre bloqueava a intenção do Ned Tanen [chefe de produções da Universal na época] de me demitir. Ele queria muito me demitir.”

Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)
Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)

Muitos atrasos ocorreram, causados pelos equipamentos, mas Steven disse que não podia fazer nada. “Eu só seguia em frente. O calendário era ditado pelo tubarão mecânico e pelas condições do mar. Era isso que ditava todo o resto”, afirmou.

“Eu acho que toda vez que tinha uma intenção em me mandar embora, o Sid se metia silenciosamente nos bastidores e impedia que isso acontecesse.”

Tubarão está disponível na Netflix, Prime Video e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›