Produtor de Tubarão 3 relembra “terrível experiência” durante gravações

A culpa é toda dele mesmo por suas ideias, admitiu

Tubarão 3 (ou Tubarão 3D, como também é conhecido) pode não ser o pior filme da série, mas isso não significa que ele foi uma moleza de ser feito.

Tubarão (Reprodução)

A franquia é notória por seus transtornos e contratempos técnicos nas gravações, no primeiro filme com o equipamento mecânico do Tubarão e, segundo o designer de produção Joe Alves ao SyFy Wire, com com a tecnologia ultrapassada da época para filmar em três dimensões:

“Foi horrível. Eu que inventei a ideia de fazer o filme em 3D, e quando eu fui contratado como diretor, eu me dei conta de que não tinha as câmeras certas, elas era tudo velhas. A gente teve que fazer elas, e conseguir acertar a convergência da lente.”

Para piorar as coisas, disse Joe, as filmagens também eram constantemente apressadas para não atrasar o calendário da produção, e Tubarão não era estranho a atrasos na produção:

“Tinha esse produtor de TV, Alan Landsburg, que ficava: ‘Isso tem que ser feito rápido, rápido, rápido!’. Então, tudo foi uma experiência extremamente difícil com a tecnologia, e filmar, depois não estava certo e tinha que filmar de novo. Foi dureza, difícil demais.”

Equipe teve um terço do prazo para criar tubarão mecânico

Joe também compartilhou a saga da criação do tubarão durante o desenvolvimento do primeiro filme. De acordo com ele, em vez de ter o prazo que precisava para terminar o projeto e testá-lo, eles tiveram uma pequena parcela antes de terem a produção apressada para lucrar com a popularidade do livro.

“Quando a gente conversou com o pessoal dos efeitos na Universal, eles disseram que ia levar um ano, um ano e meio para ser feito”, contou o produtor. 

Cena de Tubarão: A Vingança (Reprodução)
Cena de Tubarão: A Vingança (Reprodução)

“E foi aí que aconteceu o problema; a gente achou que ia ter esse tempo para construir o tubarão e testar, se certificar que tudo estava funcionando antes de começar as gravações. Isso era, provavelmente, novembro de 1973. O livro foi lançado em Fevereiro de 74 e o estúdio disse: ‘Temos que começar as filmagens em dois meses’.”

O problema acabou virando uma bênção, já que os defeitos no equipamento fizeram com que o roteiro fosse reescrito para sugerir a presença do bicho de outras maneiras, o que garantiu o suspense na hora da revelação completa. Isso, até hoje, é um dos motivos que fazem Tubarão ser lembrado como uma joia de Hollywood.

Tubarão 3 está disponível para streaming através do Telecine Play, incluso na assinatura premium do Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›