Cena icônica de Missão: Impossível só foi possível por causa de um punhado de moedas

Há 25 anos o Ethan Hunt de Tom Cruise começou a conquistar milhões de fãs espalhados pelo mundo com toda sua inteligência, coragem e habilidade para perigosas acrobacias, que tornaram Missão: Impossível em um icônico dentre os filmes de ação.

Desde então Tom Cruise e sua equipe de produção vem a cada novo longa da franquia superando positivamente as expectativas do público, tanto que Missão Impossível 7 vem sendo ansiosamente aguardado.

Mas, enquanto 22 de maio de 2022 (a data do lançamento do filme) não chega, que tal conhecer algumas interessantes curiosidades dos bastidores dos filmes da franquia Missão Impossível?

1. Scripts concorrentes

Quando Tom Cruise abriu sua própria produtora, em 1990, em parceria com a ex-agente de elenco Paula Wagner ele recebeu a primeira ideia para Missão Impossível, uma adaptação planejada pela Paramount da série original de TV.

Ele, então, trouxe o diretor Brian De Palma para o projeto, que convidou David Koep para escrever o roteiro. Num processo totalmente as avessas, primeiro foram criadas as acrobacias e depois o roteiro.

Em determinado momento da produção Koep foi demitido e Robert Towne contratado para seu lugar, mas logo em seguida o primeiro roteirista foi recontratado e comunicado que ele escreveria seu roteiro e Towne o dele, e então eles veriam o que dos dois roteiros ia ser incorporado ao filme.

Apesar da ideia parecer bem maluca, há de se considerar que deu certo, já que o filme foi um sucesso e Koep e Towne dividiram os créditos pelo roteiro.

2. De rosto no chão

Uma das cenas mais icônicas de Missão: Impossível é, com certeza, aquela em que Ethan Hunt invade a CIA pendurado em cordas, não podendo encostar no chão ou emitir qualquer som para não ser pego.

Quem vê a cena no filme, não tem ideia do quanto foi difícil filmá-la, pois a cada tentativa Tom Cruise acabava dando de cara no chão ao tentar se equilibrar na horizontal.

Depois de muitas tentativas fracassadas, o ator teve a inteligente ideia de colocar moedas em seus calçado, para que seus pés pesassem mais equilibrando com sua cabeça, conseguindo enfim filmar a cena que viria a se tornar uma das mais lembradas do filme.

3. A música tema foi criada em apenas cinco semanas

Quando Alan Silvestri não agradou com o que tinha conseguido criar para a música tema de Missão Impossível, ele acabou sendo substituído por Danny Elfman, que só teve cinco semanas para trabalhar na canção que se tornaria a marca de Missão Impossível.

4. Martin Landau se negou a participar do filme

Sendo o filme uma adaptação da série de televisão de mesmo nome, apesar de ter tramas bastante diferentes, a produção pensou em incluir o elenco da série no longa, porém uma das estrelas da série, Martin Landau, que interpretava Rollin Hand no programa recusou o convite.

Segundo uma entrevista dada pelo próprio Landau, uns anos atrás ele não gostou das mudanças na história do filme, que matava toda a equipe inicial de Ethan Hunt logo no início do filme, então ele preferiu não entrar apenas para seu personagem morrer.

Supostamente o ator teria sido convidado novamente para participar, desta vez de Missão Impossível 3, mas teria novamente negado o convite.

Tom Cruise em Missão Impossível 6
Tom Cruise em Missão Impossível 6

5. Missão Impossível 2 teve cena construída com fundo virtual realista

Todo mundo sabe que Tom Cruise é altamente ativo em seu filmes, e dispensa dublês por preferir fazer ele mesmo todas as cenas de ação, incluindo as mais perigosas acrobacias.

Sabendo disso, as pessoas pensam que cada cena é feita da maneira mais realista possível, mas nem tudo pode ser real.

Quem não lembra da cena em que Ethan invade o laboratório para roubar frascos da doença mortal e escapa saltando por um buraco no prédio para o horizonte de Sydney.

Pois aquela cena, em especial, foi feita com um fundo virtual realista, o que deu muito trabalho a equipe, que precisou tirar uma infinidade de fotos do horizonte de Sydney à noite e montá-las, para inserir na cena filmada com Cruise em uma tela verde.

7. Missão Impossível 3 sofreu troca de diretor e perda de elenco

Quem vê o resultado perfeito nos cinemas de grandes produções como Missão Impossível, não tem ideia das coisas que acontecem nos bastidores. Missão Impossível 3, por exemplo, que teve problemas com seu diretor e elenco.

O filme começou a ser produzido tendo com diretor David Fincher, que teve ideia de um filme violento demais, depois passou para Joe Carnahan, que saiu alegando diferenças criativas, sendo então assumido por JJ Abrams.

Kenneth Branagh seria o vilão do filme, Carrie Anne Moss, o interesse amoroso, e Scarlett Johansson a protegida de Ethan Hunt no FMI, mas após uma pausa de um ano, as três estrelas acabaram sendo dispensadas e substituídas por Phillip Seymour Hoffman, Michelle Monaghan e Keri Russell.

8. Christopher McQuarrie entrou mudando tudo em Protocolo Fantasma

Apesar de ter entrado em Missão Impossível com a produção bastante avançada, Christopher McQuarrie chegou realizando alterações que mudaram os rumos do longa.

Inicialmente o personagem Brandt de Renner seria o grande herói que mataria o vilão, McQuarrie, porém McQuarrie convenceu o estúdio a dar esse momento a Benji de Simon Pegg para cumprir o arco de seu personagem.

9. A cena do Burj Khalifa de Protocolo Fantasma teve que ser feita rapidamente

Outra icônica cena da franquia, a escalada do Burj Khalifa de Protocolo Fantasma não foi uma montagem, Tom Cruise realmente escalou o prédio, porém com ajuda de alguns cabos apagados na edição do longa.

O que ninguém sabe é que a cena precisou ser filmada muito rapidamente, pois o arnês que Cruise estava usando cortaria sua circulação depois de um certo tempo de uso.

10. Coordenador da cena se confundiu com interpretação de Tom Cruise

Outra grande cena, uma das mais perigosas da franquia foi a que Ethan Hunt tenta roubar informações críticas de um cofre subaquático, em Nação Secreta. Como de praxe Tom Cruise dispensou o dublê e quis fazer a cena.

O ator precisa prender a respiração por cerca de seis minutos para fazer a cena, porém ele deixou o coordenador de cena confuso a continuar a cena após o momento em que um dublê pararia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›