Whoopi Goldberg é afastada de programa após fala polêmica

A atriz Whoopi Goldberg, 66 anos, se envolveu em uma polêmica e foi afastada do programa The View, do canal ABC, em que é apresentadora.

Whoopi fez comentários referentes ao Holocausto ao afirmar que o que ocorreu não foi sobre raça  e que o genocídio nazista dos judeus envolveu “dois grupos de brancos”.

“Com efeito imediato, suspendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários equivocados e ofensivos. Embora a apresentadora tenha se desculpado, eu pedi a ela que tire um tempo para refletir e perceber o impacto de seus comentários”, dizia o anúncio da emissora.

A declaração da atriz norte-americana, que estava no programa desde 2007, deixou o público chocado e a atriz chegou a se desculpar pela fala.

“Disse que o Holocausto não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro’. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado”, declarou Whoopi.

O início da discussão foi devido uma proibição de um conto em quadrinhos sobre o holocausto nos campos nazistas por um conselho escolar do Tennesse. O livro Maus, que retrata judeus como ratos e nazistas como gatos, ganhou vários prêmios literários. O livro foi proibido por ter sido classificado com uma linguagem imprópria para crianças de 13 anos.

Mother Abagail (Whoopi Goldberg) em The Stand (Divulgação / CBS)
Mother Abagail (Whoopi Goldberg) em The Stand (Divulgação / CBS)

Confira alguns trechos do diálogo em que a apresentadora citou o Holocausto:

“Estou surpresa que isso tenha deixado vocês desconfortáveis, o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de seis milhões de pessoas, mas isso não incomodou vocês? Se vocês vão fazer isso, então vamos ser honestos. Porque o Holocausto não é sobre raça. Não, não é sobre raça”, disse Whoopi.

Joy Behar, a coapresentadora do programa, fez uma observação em que os nazistas falavam que os judeus eram de uma raça distinta.

“Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem em relação a outro homem”, declarou Whoopi.

“Mas é sobre supremacia branca. É sobre ir atrás de judeus, ciganos”, respondeu Ana Navarro.

“Mas são dois grupos de pessoas brancas. Mas você não está entendendo! No minuto em que você transforma isso em raça, entra nesta vereda. Vamos falar sobre o que é. É sobre como as pessoas tratam umas às outras. É um problema,” disse Goldberg.

O programa toca a música e chama o comercial. Alguns críticos analisaram o diálogo e disseram que o programa foi desinformado ao falar do assunto.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›