Warner Bros. se pronuncia e desmente rumor sobre lançamento de Duna

A confusão se armou em torno de Duna, novo filme de Denis Villeneuve que desde o ano passado é motivo de controvérsia em relação ao seu lançamento. De um lado, o diretor que exige que o lançamento seja feito nos cinemas (ignorando a pandemia).

Do outro, a Warner Bros., que quer seguir fazendo um cronograma de lançamento tanto  nos cinemas como na HBO Max, seu serviço de streaming.

Depois de notícias que deram como certa a presença do filme apenas nos cinemas, o estúdio se pronunciou a respeito, e os executivos garantiram que o longa continuará com lançamento híbrido no dia 01 de outubro.

Assim como aconteceu com Mulher-Maravilha: 1984, o filme ficará disponível por 31 dias na plataforma de streaming. Toda a confusão em relação ao filme começou depois que o site Deadline publicou que a Warner estava revertendo sua decisão em relação ao lançamento do filme.

O estúdio anunciou em dezembro de 2020 que toda a sua lista de filmes para 2021 receberia o modelo de lançamento híbrido, levando à reação de cineastas importantes da Warner Bros., como Christopher Nolan e o próprio Villeneuve.

Cena de Duna (Divulgação / Warner Bros.)
Cena de Duna (Divulgação / Warner Bros.)

Duna não seguirá o padrão de lançamento de dia e data estabelecido para toda a lista de 2021. Em vez disso, vai estrear em Veneza em setembro e depois entrará nos cinemas por um tempo antes de encontrar seu caminho para o serviço de streaming HBO Max”, escreveu o já referido veículo.

A mudança no plano de lançamento foi rapidamente derrubada por Johanna Fuentes, chefe de comunicações da WarnerMedia Studios and Networks Group. Goldstein respondeu ao Deadline que Duna seguirá o restante da lista de 2021 do estúdio e manterá sua estratégia de lançamento híbrido.

O lançamento de Duna atraiu atenção nos últimos meses devido a relatos de que a Legendary, que financiou 75% do orçamento do filme, estava lutando contra a Warner Bros. sobre a mudança para um lançamento de streaming híbrido.

Foi relatado que o maior problema da Legendary em mover Duna para streaming é que isso poderia impactar a viabilidade comercial de longo prazo da franquia, já que o filme é o primeiro de um filme planejado de duas partes.

Villeneuve também escreveu um texto condenando a decisão da Warner Bros. dizendo que isso poderia matar sua franquia.

“Não há absolutamente nenhum amor pelo cinema, nem pelo público aqui. O importante é a sobrevivência de um mamute das telecomunicações, que atualmente tem uma dívida astronômica de mais de US $ 150 bilhões. Portanto, embora Duna seja sobre cinema e público, a AT&T trata de sua própria sobrevivência em Wall Street. Com o lançamento da HBO Max, um fracasso até agora, a AT&T decidiu sacrificar a Warner Bros. e toda a lista de 2021 em uma tentativa desesperada de chamar a atenção do público”, escreveu ele.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›