Vikings: Valhalla | Série erra FEIO ao retratar personagem real

Rei Edmund não amava tanto o pai como foi retratado

Como se sabe, Vikings: Valhalla é uma obra de ficção que mistura personagens históricos reais com outros mitológicos ou criados exclusivamente para a trama. Ao longo dos episódios, existem personagens que interagem com outros que sequer conheceram na vida real.

Um exemplo é o caso de Freydis Eriksdotter e Jarl Haakon, que se aproximam na série, porém, não há nenhum registro histórico de que eles tenham se conhecido de verdade.

Outro personagem representado na trama foi o Rei Edmund II, também conhecido como Edmund Ironside. Edmund subiu ao trono inglês depois que seu pai, Æthelred II, morreu em 1016. Ele foi rei por cerca de sete meses – entre 23 de abril a 30 de novembro de 1016 – quando faleceu em um local desconhecido pela História.

Mas as semelhanças entre o personagem da vida real e das telas terminam aqui mesmo.

Louis Davidson como Edmund em Vikings Valhalla (Reprodução)
Louis Davidson como Edmund em Vikings Valhalla (Reprodução)

Edmund liderou uma revolta contra o próprio pai

Na primeira temporada, ele aparece fazendo uma oração ao lado da cama do pai, que está morto. Um pouco antes do enterro, ele faz a mesma coisa.

A adaptação da Netflix buscou comover o público com essas cenas, porém, é provável que, na vida real, as coisas tenham sido diferentes. Ao que se acredita, historicamente, a relação entre pai e filho nem sequer foi próxima.

No ano de 1015, Æthelred II ordenou que prendesse Ealdgyth, a viúva de um inimigo que havia sido assassinado recentemente, em um mosteiro.

Edmund, entretanto, estava tão disposto a desafiar o pai que enxergou em Ealdgyth a melhor oportunidade para fazer isso. Ele se casou com ela, tomou para si as terras que pertenciam ao seu falecido marido e se autointitulou Conde de East Midlands.

Posteriormente, ainda no mesmo ano, Edmundo voltou para a cidade de Londres para controlar uma invasão viking que estava sob o comando do rei Canuto, o Grande.

Harald Sigurdsson em Vikings Valhalla (Reprodução)
Harald Sigurdsson em Vikings Valhalla (Reprodução)

Ao contrário de Vikings: Valhalla, Edmund é lembrado por sua bravura

Apesar de serem feitas comparações a Joffrey Lannister Baratheon de Game of Thrones, esses personagens são completamente diferentes.

Na vida real, Edmund era famoso por sua bravura nas batalhas contra os vikings. Por isso, ele recebeu o apelido de Ironside.

Na época, ele liderou os homens na tentativa de vencer os avanços de Canuto. Há outras fontes que também garantem que ele pode ter enfrentado o pai de Canuto em uma invasão viking anterior.

Eles perderam a Batalha de Assandun em outubro de 1016, mas Edumund também comandou seus homens em quatro outras batalhas.

Local da Morte

A localização exata bem como a causa da morte de Edmund não são conhecidos, pois qualquer provável registro se perdeu no tempo. Sabe-se que ele morreu em novembro de 1016, com aproximadamente 25 ou 26 anos de idade.

Vikings: Valhalla está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›