Transtornos Mentais em personagens da Disney? Entenda

Ao longo de décadas, a Disney apresentou os mais variados personagens para um público de várias idades diferentes. Dentre eles, alguns possuem traços de vários problemas mentais. Aqui estão eles:

Pinóquio

Figaro e Pinóquio em Pinóquio (Reprodução)
Figaro e Pinóquio em Pinóquio (Reprodução)

Pinóquio é o famoso boneco de madeira que foi trazido à vida por uma fada que diz que ele pode se tornar um menino de verdade se for corajoso, verdadeiro e altruísta.

Infelizmente, seu maior obstáculo para conseguir isso é porque ele é um mentiroso patológico compulsivo e não consegue parar de mentir mesmo quando seu nariz cresce evidenciando seu comportamento moral e socialmente inaceitável.

Peter Pan

Peter Pan ganhou tanta notoriedade que até mesmo uma doença foi nomeada em sua homenagem – a síndrome de Peter Pan.

Ele é o menino que não deseja crescer e quer continuar desfrutando dos prazeres despreocupados da infância, mesmo já sendo, na verdade um adulto.

Sua vida, pelo menos em sua mente, é cheia de diversão, capricho e aventura – mas isso nem sempre é bom, pois ele pode ser impraticável e presunçoso às vezes, o que pode levá-lo a se envolver em situações perigosas.

Bisonho

Bisonho e Tigrão em As Aventuras de Winnie the Pooh (Reprodução)
Bisonho e Tigrão em As Aventuras de Winnie the Pooh (Reprodução)

Existe um argumento de que todos os personagens que vivem no Bosque dos 100 Acres, incluindo o Ursinho Pooh sofrem de algum tipo de transtorno. Supostamente, o Tigrão tem Transtorno de Déficit de Atenção e o Leitão sofre com uma intensa e terrível ansiedade, por exemplo.

No caso do burrinho Bisonho, ele vive em um estado de constante pessimismo e é incapaz de apreciar qualquer prazer básico da vida, por causa do seu estado de depressão.

Scar

Mufasa e Scar em O Rei Leão (Reprodução)
Mufasa e Scar em O Rei Leão (Reprodução)

Scar é um leão malvado e o principal antagonista do filme O Rei Leão. Ele é irmão de Mufasa e tio de Simba – e sofre de mais de uma condição mental bastante séria.

Aqui as coisas ficam mais perigosas, pois Scar é um psicopata clássico. Ele matou o próprio irmão e queria matar o sobrinho, tudo pelo seu próprio benefício, sem se importar com mais nada nem ninguém.

Além disso, ele aparenta ter traços de personalidade narcisista, esperando sempre ser tratado como um superior e sem ligar para a devastação que suas ações causam.

Elsa

Elsa em Frozen (Reprodução)

Elsa é uma das personagens mais bem elaboradas da Disney, embora isso não se perceba sob um olhar comum. Sua incapacidade de controlar seus poderes acabou gerando problemas terríveis, como quando ela quase matou a própria irmã.

Como resultado, ela desenvolveu características de distúrbios como paranoia e agorafobia. A paranoia a deixou com medo de usar seus poderes por medo de causar mais incidentes como aquele em que ela feriu sua irmã, e a agorafobia a fez se fechar fora da sociedade para garantir que ela não machucasse ninguém.

Vale lembrar que o objetivo do texto não é fazer nem fornecer diagnósticos a pessoas reais, apenas demonstrar como aspectos da vida real podem aparecer em personagens fictícios. Se você sente que se encaixa em alguma dessas características, procure um profissional de Psicologia ou Psiquiatria que possa te ajudar.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›