The Crown | Entenda a linha do tempo da série

Atualmente, a série exibe sua quinta temporada

A linha do tempo de The Crown, da Netflix, mostra o reinado histórico da rainha Elizabeth II. Agora na quinta temporada, a série já terá coberto cerca de 45  anosdo reinado da rainha e da família real até ser finalizada na sexta.

Entenda agora a linha do tempo da série.

Principais eventos antes da 1ª temporada de The Crown

Alguns eventos importantes aconteceram antes da primeira temporada e foram retratados em flashbacks, como a abdicação o rei Edward VII em 10 de dezembro de 1936, que mudou todo o curso da história da família de Elizabeth, que nunca teria subido ao trono se não fosse por essa decisão.

Linha do tempo da 1ª temporada: 1947 – 1955

A primeira temporada abrange 8 anos e começa com o casamento da princesa Elizabeth com Philip Mountbatten. Winston Churchill (John Lithgow) também se torna primeiro-ministro pela primeira vez em 1951.

Depois de poucos anos de casamento, a morte do rei George VI em 6 de fevereiro de 1952 transformou Elizabeth em rainha instantaneamente.

Outros grandes eventos descritos pela primeira temporada são O Grande Nevoeiro de Londres, em 1952, a coroação de Elizabeth – que foi a primeira coroação televisionada de toda a história britânica – em 2 de junho de 1953.

A turnê mundial de Elizabeth e Philip por 13 países, incluindo a Austrália, desde novembro 1953 a maio de 1954; o fim do relacionamento de Margaret com Peter Townsend, e o derrame de Winston Churchill antes de sua renúncia como primeiro-ministro em 5 de abril de 1955. Anthony Eden (Jeremy Northam) sucedeu Churchill e se tornou o segundo primeiro-ministro da rainha.

Elizabeth II (Claire Foy) em The Crown (Reprodução / Netflix)
Elizabeth II (Claire Foy) em The Crown (Reprodução / Netflix)

Linha do tempo da segunda temporada: 1956 – 1964

A segunda temporada abrange agora mais oito anos e revela alguns detalhes do casamento conturbado entre Elizabeth e Philip, que vai em uma turnê pela Commonwealth no final de 1956.

Outros eventos, como a crise do Canal de Suez no Egito, que se tornou um desastre para a Grã-Bretanha, também foram retratados.

Isso leva à renúncia de Anthony Eden como primeiro-ministro, sendo substituído por Harold MacMillan.

A segunda temporada termina marcada pela renúncia de MacMillan e o nascimento do príncipe Andrew, em 1964.

Claire Foy e Matt Smith em The Crown (Divulgação)

Linha do tempo da terceira temporada: 1964 – 1977

Na terceira temporada, a atriz Olivia Colman assume o papel da rainha Elizabeth, e a trama segue mais 13 agitados anos para a Coroa, sendo o período de tempo mais longo a ser coberto em uma temporada até agora.

A trama começa com Harold Wilson (Jason Watkins) se tornando primeiro-ministro, e a morte de Winston Churchill, em 24 de janeiro de 1965. O pouso na lua e a visita dos astronautas da Apollo 11 ao Palácio de Buckingham, o papel do príncipe Philip (Tobias Menzies) na fundação da Casa de São Jorge e a morte de Eduardo VIII em 28 de maio de 1972 também são retratados.

Outros momentos de destaque da terceira temporada são o início do caso de amor entre Charles e Camilla – que hoje é rainha consorte – e a comemoração da rainha Elizabeth pelos seus 25 anos no trono.

Lady Di (Emma Corrin) em The Crown (Reprodução)
Lady Di (Emma Corrin) em The Crown (Reprodução)

Linha do tempo da 4ª temporada: 1979 – 1990

Esta temporada tem personagens de grande destaque, como Diana e Margaret Thatcher, como a nova Primeira-Ministra.

A trama se concentra duplamente no casamento de ‘conto de fadas’ de Charles e Diana e no relacionamento espinhoso entre a ‘Dama de Ferro’ e a rainha.

A quarta temporada de The Crown começa com o assassinato de Lord Mountbatten em 1979 pelo IRA, enquanto o príncipe Charles é pressionado a se casar com a jovem e bela Lady Diana Spencer, apesar de seu amor por Camilla.

Como é de conhecimento geral, Charles e Diana se casaram em 29 de julho de 1981, mas o casamento logo se desintegra e é sucedido por vários escândalos.

A quarta temporada termina com a renúncia de Thatcher e uma fatídica festa de fim de ano em Windsor em 1990.

Elizabeth Debicki como Diana em The Crown
Elizabeth Debicki como Diana em The Crown (Divulgação/ Netflix)

Linha do tempo da 5ª temporada: 1991 – 1997

A 5ª temporada de The Crown deve mostrar cerca de 6 anos, o menor período de tempo até agora. No entanto, é provável que seja um dos períodos mais badalados e mais perturbadores até o momento.

O divórcio de Diana e Charles aconteceu formalmente em 1996. Além disso, a quinta temporada retrata o ‘Annus Horribilis’ da rainha, em 1992, quando grande parte do Castelo de Windsor queimou em um incêndio.

A produção já anunciou que a morte do acidente de carro da princesa Diana em 31 de agosto de 1997 não será retratada na quinta temporada, mas, mesmo assim, a rainha ainda passará por muitos eventos tumultuados.

As cinco temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›