Teoria sobre A Bruxa de Blair sugere que lenda foi usada para encobrir assassinato

História seria bem menos sobrenatural do que as fitas encontradas sugerem

A história de A Bruxa de Blair, baseada em uma suposta lenda urbana, foi interpretada por um fã como o acobertamento de um crime bem mais mundano que uma entidade da floresta.

Um projeto que criou seu sucesso espalhando boatos da lenda da Bruxa como se fosse verdade, o filme mostra as gravações encontradas de um trio de estudantes de cinema que entram em uma floresta para gravar um documentário sobre a Bruxa e nunca mais foram vistos.

Campanha de busca de Heather, Josh e Mike para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)
Campanha de busca de Heather, Josh e Mike para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)

O The Film Theorists, canal do YouTube que usa evidências em filmes para comprovar teorias, sugeriu em um de seus vídeos que os acontecimentos do filme foram premeditados e que tudo aquilo foi arquitetado apenas para um único propósito: a morte de Heather Donahue.

De acordo com a teoria, Josh e Mike planejaram matar a moça e antes disso, a torturaram psicologicamente com barulhos estranhos e objetos ritualísticos nas noites antes do assassinato.

Que evidências apontam para a teoria?

Um dos fatos apontados que corroboram a teoria é que Heather não conhecia Mike, que tinha sido convidado para a viagem por Josh.

Sem estar envolvido no projeto da dupla, por que ele aceitaria ir para o meio da floresta apenas para ganhar experiência como cinegrafista? O motivo seria a oportunidade de matar alguém.

Site 'oficial' para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)
Site ‘oficial’ para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)

Os motivos de Josh não se mostram claros no filme em si, mas rascunhos iniciais do filme apresentavam o rapaz como ex-namorado de Heather.

Além disso, o site oficial do filme contém um diário da moça onde ela diz que Josh, mesmo sendo amigo dela, a desrespeita constantemente.

A reação dos dois rapazes também é suspeita. Apesar de estarem perdidos na floresta, ouvindo gargalhadas de madrugada e encontrando bonecos de graveto do lado de fora de suas barracas, eles não parecem nem de perto estarem tão perturbados como Heather. A justificativa para isso seria clara: eles sabem que nada daquilo é real.

Por fim, a própria existência do filme seria uma prova: como alguém teve acesso às fitas perdidas na floresta sem ser atacado pela Bruxa? Isso seria fácil, se a entidade não existisse de verdade.

Heather Donahue é ela mesma em A Bruxa de Blair (Reprodução)
Heather Donahue é ela mesma em A Bruxa de Blair (Reprodução)

Quem acredita na teoria? Apesar de ser bem mais mundana e menos sobrenatural, a chance de um assassinato a sangue frio assim pode ser considerada até mais assustadora do que um espírito ou criatura maligna.

A Bruxa de Blair (1999) está disponível para streaming através do Star+. A Bruxa de Blair 2: O Livro das Sombras pode ser visto no Paramount+ ou com uma assinatura premium do Prime Video. O reboot de 2016 está nos catálogos do HBO Max, e assinaturas premium do Globoplay e Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›