Filme O Exorcista é baseado em fatos reais; conheça a verdadeira história

História aconteceu com um menino há mais de setenta anos

Um dos grandes clássicos do terror, O Exorcista se originou de uma história de verdade.

O filme de 1973 acompanha a trajetória de uma família de uma mãe solo e uma filha de 12 anos, em que a última é possuída por um demônio e precisa da ajuda da igreja para salvá-la.

A produção é uma adaptação de livro do mesmo nome, do autor William Batty.

Cena de O Exorcista: (Reprodução)
Cena de O Exorcista: (Reprodução)

O autor foi inspirado a criar a história depois de ter lido sobre um caso que ocorreu nos anos 1940 com um menino de 14 anos.

A história real

Robbie ou Roland Doe, como era chamado pelos jornais da época para preservar sua identidade, virou notícia em março de 1949 quando foi possuído por uma força oculta. Criado dentro da igreja luterana alemã, padres foram chamados para fazer um exorcismo.

O menino nunca tinha tido experiências com o oculto em sua vida, até que pediu uma tábua ouija, usada para se comunicar com espíritos, de aniversário. Sua tia o presenteou, e depois que ela morreu, ele tentou se comunicar com ela, o que iniciou uma série de fenômenos estranhos na casa.

Depois de procurar um padre local, um exorcismo foi interrompido quando o menino arrancou uma mola de sua cama e arremessou no religioso. Depois de alguns dias, marcas vermelhas apareceram no corpo de Robbie, formando a palavra Louis.

Depois da mensagem, a família procurou dois padres da Universidade de St. Louis, que conseguiram completar um exorcismo no menino.

O que aconteceu com a vítima?

Embora nunca tenha havido uma confirmação oficial, muitos estudiosos apontam que Robbie na verdade é Ronald Hunkeler, que trabalhou como engenheiro na NASA e ajudou na viagem à Lua em 1969.

Depois de viver uma vida normal, Ronald morreu vítima de derrame aos 85 anos em 2020.

Ronald Edin Hunkeler e Linda Blair em O Exorcista (Montagem com Fotos de Divulgação)

Sua identidade foi discutida depois de seu falecimento, e sua esposa falou sobre o ocorrido, que era mantido em segredo para a maior parte das pessoas, com exceção de poucos amigos íntimos, estudiosos do caso e os padres que o exorcizaram.

De acordo com ela, o marido não queria que seus colegas descobrissem por medo de sua reação. Além disso, ele não saía de casa nos Dias das Bruxas.

O Exorcista está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›