O episódio 6 da série Ahsoka explora diferentes tipos de Jedi e a jornada de Ahsoka Tano revela que ela não é apenas uma guerreira Jedi, mas também uma guardiã da paz.
Ainda no episódio, Baylan Skoll mencionado o termo “Bokken Jedi”, levantando a questão do que isso significa no universo de Star Wars.
O significado de Bokken Jedi
O termo “Bokken” já é utilizado no universo de Star Wars e está relacionado a uma arma de treinamento utilizada pelos Jedi. No mundo real, Bokken é uma espada de madeira utilizada para treinamento nas artes marciais japonesas.
Em Star Wars, os Jedi usam o Bokken como uma arma de treinamento para aprimorar suas habilidades sem causar danos reais com um saber de luz.
Além disso, o termo “Bokken Jedi” é usado para se referir a um Jedi que passou por um treinamento longe da influência da Ordem Jedi, principalmente após a queda dela quando o Império assumiu a galáxia.
Baylan Skoll usa termo Bokken Jedi para se referir a Ezra, Luke e outros

No episódio 6, Baylan Skoll usa a expressão “Bokken Jedi” para descrever Jedi treinados fora da supervisão da Ordem Jedi, como Ezra Bridger e Luke Skywalker.
Ambos os personagens foram treinados por mestres Jedi de forma independente e sem seguir os protocolos da Ordem. No caso, Mestre Yoda treinou Luke, enquanto Kanan Jarrus trenou Ezra.
Embora Baylan use o termo de forma pejorativa, a história de Star Wars já mostrou que esses Jedi são capazes de grandes feitos, como a derrota do Império. Sua independência permitiu que eles encontrassem seus próprios caminhos e descobrissem seu potencial como Jedi.
Série prova que Baylan está errado ao usar Bokken Jedi como insulto

Um exemplo notável de um Bokken Jedi é Rey. Criada longe da Ordem Jedi e treinada por Luke Skywalker, Rey teve que enfrentar inúmeros desafios e provações por conta própria. No entanto, seu papel foi fundamental na derrota de Palpatine e na restauração do equilíbrio na galáxia.
Esses Bokken Jedi provaram que são capazes de alcançar grandes feitos e contribuir para o bem maior. Ao final da série, pode-se deduzir que o insulto de Baylan foi infundado.
A independência e determinação desses Jedi os tornaram verdadeiros guardiões da paz, mesmo sem seguir estritamente os mandamentos da Ordem Jedi. Eles encontraram seu próprio caminho e se tornaram parte vital da luta contra o lado sombrio.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.