CRÍTICA: Obi-Wan Kenobi desperta nostalgia do público sem estragar mitologia Star Wars

Os dois episódios de Obi-Wan Kenobi estão disponíveis no Disney+

Atenção:  O texto abaixo contém spoilers dos dois primeiros episódios de Star Wars – Obi-Wan Kenobi

A tão aguardada série Obi-Wan Kenobi finalmente chegou ao Disney+, apesar de apenas dois episódios disponíveis até o momento, a série se mostrou uma continuação satisfatória dos Episódios I, II e III.

Para que não teve tempo de maratonar a trilogia prólogo antes da série, há um breve resumo do que aconteceu, com um foco maior em Anakin Skywalker (Hayden Christensen) e Obi-Wan (Ewan McGregor), bem como na Ordem 66 que quase exterminou os Jedi.

O primeiro episódio serviu para apresentar novos e antigos personagens e a situação da galáxia após o Império tomar o poder, e obviamente fazer com que o medo dominasse todo o lugar.

Se passando principalmente em Tatooine, um planeta desértico, as cenas são em sua maioria bem claras, possibilitando ver os detalhes em tudo, e lembrando clima de The Mandolorian e O Livro de Boba Fett.

Obi-Wan está vivendo uma vida pacifica e reclusa, evitando ao máximo chamar a atenção do Inquisidores, um grupo que caça Jedi. Apesar disso, ele continua de olho em Luke Skywalker, e se arrisca ao presentear o garoto em segredo.

Apesar de a série ser de Kenobi, outras duas personagens chamam mais atenção: Leia Organa (Vivien Lyra Blair) e Reva (Moses Ingram).

Leia tem apenas dez anos, mas se mostra um garota muito inteligente e também afrontosa para sua idade, e isso se deve ao fato de não só ela ser sensível à força, percebendo os sentimentos de todos a sua volta, como também ter sido educada desde cedo como uma aristocrata. Mas como toda criança, ela não liga para regras e quer se divertir.

Lola, o pequeno dróide companheiro de Leia, com certeza deve agradar aos fãs e gerará muitos brinquedos e colecionáveis assim como R2-D2 e BB-8.

Vivien Lyra Blair como Leia em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)
Vivien Lyra Blair como Leia em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)

Quanto a Reva, também conhecida como Terceira Irmã, é alguém a se temer, confrontando até mesmo seu superior, o Grande Inquisidor (Rupert Friend). Apesar de ajudar a caçar Jedi, seu principal objetivo é encontrar Kenobi, e ela não mede esforços para isso.

Reva se considera superior a todos os seus companheiros Sith, chegando a extremos para obter informações sobre onde Jedi estão. Apesar dos Sith se mostrarem cruéis, ela precisou por diversas vezes ser freada em sua ações.

Moses Ingram como Reva Sevander em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)

Quanto ao segundo episódio, Obi-Wan deixa seu disfarce e volta a ser um Jedi para procurar Leia que foi sequestrada. Usando seus contatos e outros artifícios ele descobre onde a garota está.

A novidade do episódio foi Kumail Nanjiani como Haja, um trapaceiro que finge ser Jedi para conseguir dinheiro, que ofereceu um certo alivio cômico em meio a tanta tensão.

Kumail Nanjiani como Haja em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)
Kumail Nanjiani como Haja em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)

O cenário brilhante e rural de Taooine é substituído pela escura e cheia de letreiros cidade de Dayu, um local habitado por todo tipo de criminosos. Não demorou muito para Kenobi descobrir que caiu em uma armadilha e Leia foi usada como isca.

Kenobi se vê obrigado a lutar pela sua, e os problemas só aumentam para ele com a desconfiada Leia. Apesar das cenas escuras, o segundo episódios ofereceu boas sequências de perseguição e luta pelas ruas de Dayu.

Sung Kang como Sétimo Irmão em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)
Sung Kang como Sétimo Irmão em Obi-Wan Kenobi (Reprodução / Disney+)

O clímax do segundo episódio é o confronto entre Reva e Obi-Wan, e a grande revelação de que Anakin e está vivo e se tornou Darth Vader. É perceptível o quanto Kenobi ficou abalado com a notícia, afinal ele foi mentor de Anakin.

Essa revelação deve configurar as ações de Kenobi nos próximos episódios, o que deve provavelmente deve levar a uma revanche entre os dois no final de tudo.

Outro momento a se destacar é Reva atacando seu próprio superior, o Grande Inquisidor, mostrando que ela talvez seja o maior de toda a série. Apesar de não mostrar se o Grande Inquisidor sobreviveu ou não à traição de Reva, a série não deve mudar o cânone da animação Star Wars Rebels.

O grande Inquisidor foi o grande vilão de Star Wars Rebels, então com certeza ele deve ter sobrevivido ao ataque de Reva, o que no futuro pode gerar um nova tensão entre os dois, e uma vingança acontecerá.

Se continuar neste ritmo, a série Obi-Wan Kenobi deve agradar aos fãs de longa data de Star Wars, sem estragar o que já foi contado no filmes e fazendo uma boa ponte com o Episódio IV – Uma Novas Esperança e suas sequências, e claro, mexendo com a nostalgia.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›