Sombra e Ossos: showrunner explica por que mudou final de Alina

Para quem ainda não sabia, a nova série da Netflix, Sombra e Ossos é baseada no livro Grishaverse, escrito por Leigh Bardugo, e tem arrancado muitos elogios de quem já leu o romance.

Assim como no programa, o livro a história da jovem Alina Starkov, que vive em Ravka e descobre que tem poderes secretos, se tornando aprendiz do feiticeiro General Kirigan.

E a adaptação vinha sendo fiel, até o final desta primeira temporada, quando o final de Alina na televisão não foi análogo ao que se lê no livro.

No romance Alina se liberta de Kirigan na Dobra, e foge com Mal, deixando todos no esquife morrerem nas sombras, no entanto, na série, ela salva todos do esquife e deixa apenas Kirigan morrer.

Durante uma recente entrevista para o The Hollywood Reporter, Eric Heisserer, showrunner de Sombra e Ossos, explicou o porquê da escolha de dar um fim diferente do livro a Alina

“Tínhamos vários personagens no esquife com Alina no final, incluindo alguns que não eram do livro original, e todos sentimos que a colaboração deles contra os muitos inimigos lá é o que os salvaria. O trabalho em equipe deles tornou tudo possível. Portanto, a empatia um pelo outro os levou a se salvarem e a escaparem como um grupo aliado”, esclareceu ele.

Elenco de Sombra e Ossos (Divulgação / Netflix)

Uma das grandes mudanças na adaptação do livro para a série, notada rapidamente pelos fãs que leram o livro, foi a inserção dos Corvos: Kaz, Inej, Jesper, Nina, Matthias. Estando eles no barco na cena final, não teria como Alina deixar tudo para trás e fugir apenas com Mal, ela precisa também salvá-los.

Se elas os tivesse abandonado e eles sobrevivessem, como poderia ser a segunda temporada, com Os Corvos contra Alina, afinal, sendo deixados para morrer eles a veriam como uma vilã tão má quanto Kirigan.

Por isso a decisão da produção do programa, em preferir escrever um novo fim para a cena final. A partir dela uma nova parceria se formou para continuar na segunda temporada.

Falando em segunda temporada, apesar de não haver confirmação por parte da Netflix, Bardugo e Heisserer já admitiram, durante uma entrevista para o site CBR, que existe um roteiro para a continuação.

“Quer dizer, nós temos planos! Não cabe a nós se conseguirmos executá-los, mas temos muitos planos e muitos livros com muitos caminhos. Mas, como meus leitores aprenderam, adoro um bom momento de angústia. Quero que você fique satisfeito com o fim da história, mas desesperado por mais, então eu acho que Eric se saiu muito bem”, disse o escritor.

O showrunner complementou a fala de Bardugo, explicando porque já se adiantou produzindo um roteiro para a segunda temporada.

“Acho que era eu apenas dizendo: ‘Desafio você a não me dar outra temporada, Netflix’”, afirmou Heisserer.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›