Cidade Invisível pode resgatar outras lendas

Elenco de Cidade Invisível (Divulgação Netflix)
Elenco de Cidade Invisível (Divulgação / Netflix)

No dia 5 de fevereiro, a Netflix disponibilizou aos usuários a primeira temporada de Cidade Invisível, série brasileira que conta histórias baseadas nas lendas do folclore brasileiro que o público já está acostumado a ouvir desde criança, principalmente na escola.

A produção estrelada por Marco Pigossi conseguiu alcançar o top 10 em pelo menos 40 países.

Entretanto, não foram todas as lendas brasileiras que ganharam destaque na produção ainda. É provável que muitas delas venham a aparecer futuramente caso a série seja renovada.

O site Aventuras na História listou algumas delas e você pode ver a seguir:

A Vitória-Régia

Essa lenda conta a história de uma jovem índia chamada Naiá, que tinha o sonho de encontrar Jaci, um jovem que costumava namorar as meninas mais bonitas da aldeia.

Entretanto, os moradores mais velhos da aldeia avisaram que se ela fosse levada por ele, deixaria de ser humana. Mesmo assim, ela estava decidida que queria encontrar o homem que amava e se foi à procura dele.

Certa noite, enquanto ela estava admirando a Lua, Naiá resolveu beijar o reflexo do satélite no rio, mas se desequilibrou e acabou morrendo afogada.

Jaci ficou com pena dela e decidiu transformá-la na planta aquática vitória-régia, e assim Naiá pode ficar viva para sempre.

Caipora

Essa também é outra lenda bastante conhecida, mas ainda não apareceu na série. Ela se originou na mitologia tupi e seu nome significa habitante do mato.

Semelhante ao curupira, a entidade que pode ser masculina ou feminina, protege as matas e os animais dos ataques do ser humano.

Mula Sem Cabeça

Essa, sem dúvidas, é uma das lendas mais conhecidas do Folclore brasileiro.

Como a história é contada oralmente, existem várias versões dela. Em uma delas, os mais velhos dizem que a mula era, na verdade, uma mulher.

Uma versão diz que se uma mulher dormisse com o namorado antes do casamento, ela seria enfeitiçada e se transformaria no animal que, em lugar de sua cabeça, possuía uma tocha de fogo que saía do pescoço.

Outra versão diz que isso aconteceria a uma mulher que dormisse com um padre.

Até agora, não houve nenhum anúncio oficial da Netflix que confirme a renovação de Cidade Invisível para a segunda temporada.

De qualquer forma, já se sabe que o folclore brasileiro é bastante rico e tem muitos personagens mitológicos para serem explorados ainda. Resta aguardar para saber se mais algum deles irá aparecer.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. =P


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›