Sem Volta Para Casa | Filme aproveita bem alguns clichês típicos dos super-heróis

ESTE TEXTO POSSUI SPOILERS DO ENREDO DE HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA.

Uma das coisas que tornam Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa mais agradável é sua fórmula. É possível perceber que o filme possui vários elementos e características do gênero de super-heróis que faz com que ele funcione tão bem. Veja:

As poses do super-herói

Todo herói precisa ter sua pose característica que o público possa identificar facilmente e associá-la diretamente a ele.

Quando o trio de Aranhas, interpretado por Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland aparece para lutar, eles fazem suas respectivas poses, mostrando um ótimo serviço aos fãs no que diz respeito ao aspecto da aterrissagem do super-herói para a batalha.

Tom Holland e Benedict Cumberbatch em cena Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem Aranha (Tom Holland) e Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) em cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (divulgação / Marvel Studios)

Um vilão de verdade contra quem lutar

Sem um vilão de verdade – ou um grande mal – não é possível desenvolver a história do herói. Como havia vários antagonistas no filme, foi necessário que um deles se destacasse mais por suas atitudes de vilão de verdade.

O filme fez isso usando o Duende Verde, que atraiu os outros vilões para longe da cura a fim de poder complicar as coisas.

Além disso, Duende Verde foi o principal vilão porque foi ele que desferiu o golpe mortal em Tia May, dando ao Homem-Aranha a motivação para destruí-lo.

A presença de ajudantes

Da mesma forma que não existem heróis sem vilões, tampouco é possível existir um herói sem seus ajudantes. Ned e Mj estavam entre os personagens mais simpáticos do filme, cumprindo seus papéis de ajudantes em todo o seu potencial.

No entanto, eles fizeram isso no mais alto estilo, já que são os principais responsáveis por trazerem os outros dois Homens-Aranha para se juntarem à briga e foram eles que deram força a ele para conseguir superar a morte da Tia May.

Homem-Aranha: Sem Volta pra Casa (Divulgação/Marvel)

Um mentor que dá conselhos

Filmes de super-heróis tendem a trazer um personagem mais velho para dar conselhos ao personagem principal e motivá-lo a assumir responsabilidades.

Isso trouxe a famosa citação sobre a responsabilidade por meio da Tia May como parte de suas palavras finais, o que permitiu a Peter Parker amadurecer totalmente e se tornar uma pessoa que toma as decisões por conta própria.

Cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)
Cena de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Reprodução / Marvel)

Um arco de redenção

Geralmente, isso se aplica a anti-heróis que procuram fazer o bem e se redimir de suas ações do passado, mas este filme trouxe uma reviravolta nítida.

Na história, Peter tentou trazer a redenção aos vilões, algo que nenhum outro filme do Homem-Aranha havia feito antes.

Foi uma forma madura de lidar com o arco de redenção dos personagens que acabou trazendo paz a todos os vilões envolvidos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›