Com o potencial de ser uma nova fase da franquia, o recente reboot de Resident Evil já estava condenado do início a não ser o sucesso que os fãs esperavam.
O site ResidentEvil.Org tem uma postagem enorme que lista uma série de mudanças no roiteiro, cenas deletadas e conceitos descartados do filme, que justificaria o que deu errado com o projeto.
De acordo com as informações no site, uma das grandes razões para muita coisa ter sido eliminada da versão final de Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City foi um brusco corte no orçamento.
Dos US$ 40 milhões que foram inicialmente concedidos para a produção, a Constantin Films decidiu reduzir para 25, quase a metade do planejado originalmente.
Além disso, o fato do filme estar sendo gravado durante os tempos de COVID-19 também tiveram um grande impacto: as medidas de segurança e saúde acabaram custando muito mais caro do que o imaginado.
Cenas e monstros foram cortados completamente do filme
Por causa da grande redução de orçamento, uma sequência completa do monstro Lisa Trevir versus William Birkin teve que ser cortada do filme, juntamente com uma porção de criaturas que foram reimaginadas especialmente para o filme.
Daniel Carrasco, um dos artistas de conceito do projeto, publicou várias imagens em suas redes sociais onde os fãs tiveram a chance de ver monstros descartados por falta de recursos. Confira algumas delas a seguir:
Early unused concept that I did for the movie Resident Evil welcome to Raccoon city, the Neptune autopsy, #residentevil #residentevilwelcometoraccooncity #zombie #concept #movie #sfx #design #residentevil2 #biohazard #horror #creepy pic.twitter.com/poHS1EoJGW
— Daniel Carrasco (@Dcarrascostudio) October 12, 2022
One of the concepts of Lisa Trevor without mask that I did for the movie Resident Evil welcome to Raccoon city. #lisatrevor #residentevil #residentevilwelcometoraccooncity #zombie #concept #movie #sfx #makeup #design #residentevil2 #biohazard #horror #creepy pic.twitter.com/2reiOCI0Jt
— Daniel Carrasco (@Dcarrascostudio) June 16, 2022
Além dos monstros, os personagens de Barry e Rebecca, figuras importantes do primeiro jogo, também participariam em algumas cenas. Esta ideia, pelo menos, não foi por falta de dinheiro: com esperança de uma continuação, os produtores decidiram poupar os personagens para um outro filme.
Falta de dinheiro pode matar um filme, principalmente um que foi criado com um outro orçamento em mente. No fim das contas, a Constantin Films acabou dando um tiro no próprio pé tentando cortar gastos, porque assim acabou garantindo a perda dos potenciais lucros de bilheteria.
Se tivesse recebido a grana que merecia, Bem-Vindo a Raccoon City poderia ter desenvolvido o roteiro melhor e melhorados os efeitos especiais de qualidade duvidosa. O potencial estava lá: de todas as produções para as telonas, esta foi a adaptação que mais se aproximou dos jogos que adaptou.
Se algo, pelo menos o filme é uma experiência de aprendizado para os detentores dos direitos que, com o orçamento certo, a franquia ainda tem esperança de se manter viva.
Resident Evil: Bem-Vindo a Racoon City está disponível na HBO Max.
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Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.