Originalmente nomeado de Dippy Dawg antes de se tornar o Pateta, há muito tempo, a espécie do personagem tem sido objeto de debate entre os fãs e na cultura popular, como no filme Conte Comigo, de 1986.
Enquanto Mickey e seus amigos têm espécies claras, como o camundongo Mickey e o pato Donald, a espécie do Pateta permanece um mistério.
As relações do Pateta?
A Disney tem tendência de colocar os sobrenomes de seus personagens referenciando o animal que ele representa, como Mickey Mouse (rato), Donald Duck (Pato) e Clarabela Cow (vaca)
No entanto, o sobrenome do Pateta, Goof, não fornece nenhuma pista sobre sua espécie. Embora os interesses amorosos do personagem podem contribui para descobrir que animal ele é.
Enquanto Mickey e Minnie, dois ratos, assim como Donald e Margarida, dois patos, formam casais, os desenhos animados mostram que Pateta e Clarabela tiveram um relacionamento. Isso gerou a questão se Pateta é um tipo estranho de bovino.
Contudo, de acordo com o CBR, na década de 1960, Clarabela teve concorrência em uma personagem, não muito diferente de Pateta, chamada Glory-Bee. Descrita apenas como “nariz de cachorro”, sua espécie nunca foi identificada.
O Pateta também já foi casado com a Sra. Pateta, que desapareceu misteriosamente. A Sra. Pateta foi identificada como um cachorro. Outra namorada de Pateta foi uma cadela chamada Sylvia Marpole, que apareceu no filme Pateta 2 – Radicalmente Pateta, de 2000.
Dublador do Pateta parece ter a resposta

Em uma entrevista de 2020 com Bill Farmer, que dublou Pateta desde 1987 e Pluto a partir de 1990, abordou a questão.
“Pateta parece estar na família canina da mesma forma que um lobo não é um cachorro, mas eles também estão na família canina”.
Ele também fez referência ao termo técnico em latim usado para Pateta, Canis Goofus, e sugeriu que Pateta é sua própria raça especial de canino.
Com Canis Goofus como diretriz, descarta a possibilidade de Pateta ser uma vaca, colocando-o em algum lugar da família Canidae.
O filho do Pateta, Max, apareceu pela primeira vez em 1951 em um curta-metragem. Em seguida ganhou mais destaque no desenho animado A Turma do Pateta, de 1990.
Max é descrito como um cão antropomórfico, e devido as semelhanças entre pai e filho, isso reforça que o próprio Pateta seja um tipo de cachorro.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.