Cinco coisas que talvez você não saiba sobre A Pequena Sereia

Filme quase não foi feito e música famosa quase não foi incluída.

A Pequena Sereia é uma das animações clássicas mais famosas da Disney. E também uma das várias que ganharam uma versão live-action.

Ariel é uma jovem sereia que adora o mundo dos humanos. Para viver na superfície, ela faz um acordo perigoso com Úrsula, uma bruxa que quer reinar todos os mares.

Até chegar aos cinemas, o filme animado passou por várias provações. Confira a seguir algumas curiosidades sobre A Pequena Sereia.

A proposta original foi rejeitada

Úrsula em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)
Úrsula em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

De acordo com Looper, o documentário Treasures Untold: The Making of The Little Mermaid, de 2006, revelou que o desenho animado quase não ganhou vida.

Em 1980, a Disney estava sob o comando de Jeffrey Katzenberg, ele convidou os funcionários do estúdio para apresentar ideias para um novo filme.

A reunião ficou conhecida como “show do gongo”, pois caso a proposta fosse mais recebida, Katzenberg tocava o gongo.

O animador Ron Clements deu a ideia de adaptar o conto de Hans Christian Anderson sobre a criatura marinha.

Katzenberg não gostou da ideia e tocou o gongo. O motivo para rejeitar o filme é que na época a Disney já estava produzindo outro filme sobre sereias, Splash.

Depois de uma análise mais profunda, Katzenberg mudou de ideia e a animação foi aprovada para ser feita, com Clements como diretor.

O filme salvou a Disney Animation

Eric e Ariel em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)
Eric e Ariel em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

Ainda segundo o documentário, a Disney Animation tinha o desafio de tornar A Pequena Sereia um grande sucesso como Pinóquio e Cinderela.

Caso A Pequena Sereia falhasse nas bilheteria, o estúdio corria o risco de sumir para sempre. Havia uma preocupação sobre o desenho valeria a pena e se compararia às animações feitas na época que Walt Disney comandava a empresa.

Segundo Jeffrey Katzenberg, muitos dos artista envolvidos no filme questionavam “O que “Walt faria?”, e Katzenberg respondia que eles deveriam ser eles mesmo e não Walt.

Depois que o filme foi lançado, ele não apenas foi um sucesso como também começou uma nova onda clássicos atemporais.

A Pequena Sereia faz parte de um universo conectado da Disney?

Cena de A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)
Cena de A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

Os filmes da Disney são repletos de surpresas que se conectam a outros filmes, e com A Pequena Sereia não foi diferente. Os diretores Ron Clements e John Musker revelaram diversas homenagens feitas à herança da Disney.

Na cena de abertura do filme, à medida que a carruagem do Rei Tritão passa sobre a multidão, os espectadores mais atentos podem notar Mickey Mouse, Pato Donald e Pateta.

Há teorias sobre navio naufragado que Ariel explora seja o navio dos pais de Anna e Elsa, quando eles estavam a caminho do casamento de Rapunzel e Flynn.

O acidente aconteceu na costa da África, e isso conecta a outra teoria que liga à história de origem do Tarzan. Contudo, Frozen 2 desfez todas estas teorias.

A música Parte do Seu Mundo quase foi excluída

Ariel em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)
Ariel em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

A Pequena Sereia é repleto de momentos musicais, e uma das músicas mais famosas da animação quase não fez parte dela

Segundo documentário Treasures Untold, houve muito drama em torno sobre manter ou não a música na animação.

Durante um teste de exibição, as crianças ficaram inquietas durante grande parte da música, o que levou o até então presidente da Disney exigir que Parte do Seu Mundo fosse removida.

Contudo essa música era necessária para que o público se conecta-se mais profundamente com Ariel e o que ela deseja. O supervisor Glen Keane implorou para Katzenberg dar mais uma chance para a música.

O filme foi exibido mais uma vez em um teste, e desta vez as crianças não ficaram inquietas durante a música. Na nova versão, eles adicionaram Sebastiao fazendo piadas visuais com os objetos que Ariel coleciona.

A cena final quase não teve diálogo

Rei Tritão em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney_
Rei Tritão em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

No final emocionante de A Pequena Sereia, o Rei Tritão reflete sobre suas atitudes e aceita que Ariel viva entre os humanos e se case com o Príncipe Eric.

Na cena, Tritão pergunta para Sebastião: “Acho que só resta um problema”. E o caranguejo questiona: “O que é isso, majestade?”. Tritão responde: “Quanto vou sentir falta dela”. O rei dos mares então concede a Ariel seu desejo: ela se torna humana e pode viver na terra com Eric.

Mas originalmente, não havia nenhum diálogo na cena. Os diretores queriam que a emoção fosse passada apenas através de expressões faciais.

Mas mesmo com uma equipe animadores incríveis, essa interação não-verbal não teve o efeito esperado. Então, o diálogo foi adicionado.

O live-action de A Pequena Sereia chega no Disney+ no dia 6 de setembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›