Qual a verdadeira história por trás de Silent Hill?

Game de terror é inspirado em cidade de verdade

Antes de ser um filme de terror, Silent Hill foi uma franquia de jogos de muito sucesso no gênero, nascida no final dos anos 1990. O que muitos podem não saber, no entanto, é que o game de zumbis se baseia em uma cidade real.

No filme, lançado em 2006, a história centra-se em Rose (Radha Mitchell), que leva sua filha Sharon até a cidade depois da menina ter pesadelos com o lugar. Depois de sofrerem um acidente de carro na entrada da cidade, a menina desaparece em meio à grossa neblina, característica de Silent Hill.

Cena de Terror em Silent Hill (Reprodução)

Enquanto a cidade que leva o nome do jogo e filme fica na Virgínia Ocidental, a história real que inspirou o time da Konami a criar o game de sobrevivência fica no estado da Pensilvânia, e recebia o nome de Centralia.

A história da Silent Hill da vida real

Tudo aconteceu em maio de 1962, quando o lixão municipal foi queimado por ordem da prefeitura, para tentar reduzir a quantidade de resíduos do local. O fogo foi alimentado pelos gases do lixo e alcançou uma série de túneis antigos da cidade, que levavam a uma mina abandonada cheia de carvão.

Por conta do material combustível, quando o fogo chegou no lugar começou a queimar e ainda queima, mais de 60 anos depois, o que dá a Centralia o mesmo aspecto nebuloso de Silent Hill.

Considerada perigosa para a saúde, os moradores da cidade foram estimulados a se mudarem para não se exporem à fumaça. Um dos únicos prédios que restaram foi uma igreja, que continuou sendo usada.

Há cerca de 20 anos, o CEP de Centralia foi descontinuado pelos correios dos EUA, e todas as estradas que levavam ao lugar receberam barricadas. A história da cidade fictícia é basicamente uma cópia fiel da original, descontando, é claro, o culto demoníaco, as bruxas e os monstros interdimensionais com cabeça de pirâmide.

Silent Hill (Divulgação)
Silent Hill (Divulgação)

No final do ano passado confirmaram a produção de um novo filme sobre os jogos da franquia, que está previsto para lançamento ainda em 2023. Fontes relacionadas ao projeto dizem que o título será Return to Silent Hill (De Volta a Silent Hill, em tradução livre).

“É um filme para o público de hoje sendo ultra respeitoso com a saga”, promete o diretor Christopher Gans. “Estou ciente de que este é um filme muito grande, uma franquia de videogame e uma obra de arte no sentido nobre do termo.”

Terror em Silent Hill está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›