Qual a relação de Eyk e Daniel com Maura em 1899?

Personagens poderiam estar mais ligados do que aparentam

Atenção: contém spoilers

A primeira temporada de 1899 pode estar completa, mas muita coisa ainda ficou para ser respondida em futuros episódios da série.

A série se tornou uma das mais assistidas na Netflix ao redor do mundo e seus espectadores, agora sem novos episódios para consumir, se resignaram a formular teorias sobre quais podem ser futuras reviravoltas e revelações da trama.

Uma delas tem a ver com três personagens que são considerados por muitos os protagonistas da história: Maura (Emily Beecham), Eyk (Andres Pietschmann) e Daniel (Aneurin Barnard). 

Andreas Pietschmann, Emily Beecham e Aneurin Barnard em 1899 (Reprodução / Netflix)

Dos três, a história é majoritariamente contada do ponto de vista de Maura, que é com quem os espectadores acordam a bordo do transatlântico Kerberos no primeiro episódio.

É Maura também que descobre que o navio nada mais é do que parte de uma simulação ao qual ela e os outros passageiros estão presos em um loop infinito.

Eyk e Daniel não existem?

De acordo com a teoria, nem o capitão do navio nem o esposo de Maura seriam pessoas reais, mas sim projeções físicas da mente dela: Eyk seria o lado direito e Daniel, o lado esquerdo do cérebro dela.

A ideia tem base nas atitudes dos dois homens na história: enquanto o capitão é movido por suas emoções e impulsos (localizados no lado direito do cérebro humano), Daniel, mesmo sendo o interesse amoroso de Maura, é bem pragmático e age o tempo todo com lógica e movimentos calculados (localizados no lado esquerdo).

Fãs apontaram no fórum de discussões Reddit que há uma pista visual que suporta a teoria: Eyk aparece em diversas cenas com o lado direito do colarinho levantado, enquanto Daniel aparece com o outro lado. Veja nas imagens a seguir:

Andres Pietschmann como Eyk Larsen e Aneurin Barnard como Daniel Solace em 1899 (Montagem/Reprodução)
Andres Pietschmann como Eyk Larsen e Aneurin Barnard como Daniel Solace em 1899 (Montagem/Reprodução)

Mas e a cena final?

1899 (Reprodução)
1899 (Reprodução)

Há um ponto que pode ir contra a teoria que foi discutido dentro desta teoria: na cena final, quando Maura desperta da simulação em 2099, Eyk pode ser visto, de forma física, em um dos dispositivos de hibernação.

Se ele é uma pessoa, ele não poderia ser a representação da mente de alguém, certo?

Uma outra teoria discutida sugere que a “realidade” no espaço é uma segunda simulação e não a realidade.

Se esse for mesmo o caso, nada impede que Eyk e Daniel estejam presentes de novo nesta camada da simulação, na tentativa de fazer Maura despertar de verdade.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›