Profecia do Escolhido em Harry Potter seria falsa e enganou Voldemort; entenda

A profecia feita pela professora Trelawney teria uma falha, segundo fãs

Todos os fãs da saga Harry Potter sabem que quando Sibila Trelawney foi entrevistada por Dumbledore para o cargo de professora de Adivinhações, ela revelou uma profecia que mudou o mundo da magia para sempre.

A mesma dizia que um menino nascido nos anos 1980 teria o poder de destruir Voldemort e que o próprio Lord das Trevas seria a pessoa que o escolheria. Ela disse que um deveria morrer nas mãos do outro, pois “nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver”.

Depois disso, Severo Snape tratou de revelar a profecia a Voldemort, que não sabia que ele era um agente duplo.

O desfecho dessa história todo mundo já conhece, mas existe uma teoria entre os fãs que diz que a tal profecia poderia estar errada.

Matthew Lewis como Neville Longbottom em Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

Mas por que ela seria uma mentira?

O que acontece é que Trelawney nunca especificou realmente quem era o Escolhido, dando a entender que tanto Harry quanto Neville poderiam se encaixar.

Entretanto, existe uma terceira opção: simplesmente não havia um Escolhido. Isso dá a entender que se a previsão estivesse de fato se referindo a um menino específico, então, Voldemort teve a sorte de conseguir adivinhar qual era o certo.

Mas o mais importante, foi a decisão do próprio Voldemort de agir de acordo com a profecia que a fez se concretizar.

Se ele simplesmente tivesse ignorado e não houvesse feito nada, então, a premonição da professora não teria se tornado realidade, reforçando a tese de que ela não era real.

No fim, foi uma questão de estar no lugar certo na hora certa. Trelawney, que falou para Dumbledore, e Snape que ‘ouviu atrás da porta’ e foi contar para Voldemort.

Harry Potter ganha a Nimbus 2000 em Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)

As previsões de Sibila Trelawney eram duvidosas

Um outro argumento que sustenta a teoria de que não existia profecia nenhuma é o fato de que Sibila fez muitas previsões que não se concretizaram usando as mesmas habilidades de uma vidente trouxa para fazer as pessoas acreditarem nela.

Não seria surpreendente se a profecia do Escolhido estivesse entre as outras previsões falsas, especialmente porque Dumbledore é a ‘única pessoa’, além de Snape, a escutá-la falar.

Ninguém mais presenciou o momento para verificar se ela entrou realmente naquele mesmo transe que costuma entrar ao fazer uma previsão real, como ocorreu em Harry Potter o Prisioneiro de Azkaban.

Já que Trelawney estava sendo entrevistada para o cargo de Professora de Adivinhação, é provável que Dumbledore tenha pedido a ela para fazer uma previsão ou algo assim somente para testar suas habilidades.

Ao ouvir a profecia, entretanto, ele teria reconhecido que a ideia seria útil para os planos vindouros, já que ele também já tinha intenção em acabar com Voldemort.

De todo modo, o importante é que deu certo e o Lord das Trevas foi derrotado.

Os filmes de Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›