Pioneiro, desenho infantil teve personagem com HIV nos anos 1990

Atração era sucesso nas manhãs da Globo

Se você foi criança nos anos 1990 certamente deve se lembrar do Capitão Planeta, um desenho que no Brasil foi exibido na TV Globo, e que mostrava um herói formado através da união dos poderes de alguns jovens que tinham com objetivo proteger o meio-ambiente.

Além de ser um sucesso, ele contou com um elenco estrelar, quase teve Tom Cruise como protagonista na dublagem, e foi a primeira a animação a retratar um personagem com HIV. Conheça algumas das principais curiosidades.

Capitão Planeta contou com um elenco de voz repleto de estrelas

Capitão Planeta apresentou algumas estrelas de grande nome na dublagem, incluindo Meg Ryan, Tim Curry, Sting e Ed Asner, Levar Burton, e claro, Whoopi Goldberg.

Personagens de Capitão Planeta (Reprodução)

Tom Cruise foi quase o Capitão Planeta

Tom Cruise foi a escolha original para o papel de Capitão Planeta, e supostamente o dublou por seis episódios antes de deixar o programa.

Após a saída de Cruise, foi tomada a decisão de escalar um novo dublador e refazer as partes do Capitão Planeta nos primeiros seis episódios para manter uma sensação de continuidade na série.

O dublador David Coburn acabou sendo contratado para substituir Cruise, e Coburn permaneceu no papel por toda a série animada.

Gerou uma organização ambiental da vida real

Capitão Planeta foi construído em torno da ideia de aumentar a conscientização sobre os problemas ambientais e fornecer aos espectadores o conhecimento e os recursos para promover mudanças.

Para ajudar a garantir que esse legado sobrevivesse por muito tempo depois da série terminar, a Captain Planet Foundation foi fundada em 1991.

Ao usar uma pequena porcentagem das receitas de merchandising para montar o projeto, uma fundação real foi criada para ajudar a fornecer capital inicial para escolas e organizações que têm projetos ambientais e precisam de financiamento.

Embora quase tenha sido fechada em 2001, a fundação foi transferida para uma instituição de caridade pública independente da Time Warner e continuou seu trabalho desde então.

Foi um dos primeiros desenhos animados a lidar com AIDS/HIV

Um dos episódios de Capitão Planeta apresentou o grupo de protagonistas lidando com HIV/AIDS, que marcou a primeira vez que um programa infantil dos EUA fez isso.

No episódio, os vilões fazem lavagem cerebral nas pessoas de uma pequena cidade para pensar que podem ser infectadas com AIDS através de um contato simples e casual, levando-os a ostracizar e alienar um menino local com a doença (interpretado por Neil Patrick Harris, com sua mãe interpretada por Elizabeth Taylor).

Cabia ao Capitão Planeta e seu time ajudar a derrotar os vilões e educar as pessoas da cidade sobre a doença e como ela poderia ou não ser transmitida a outras pessoas.

Embora alguns possam ter pensado que o conteúdo era um pouco atrevido para os espectadores jovens do programa, foi facilmente um dos episódios mais importantes da série.

A embalagem do brinquedo era apenas meio ecológica

Quando decidiram lançar a linha de brinquedos do Capitão Planeta, faria sentido produzir com embalagens recicláveis, mas não foi bem isso que aconteceu.

Os brinquedos vinham em embalagens feitas de materiais recicláveis, e Ted Turner (bilionário magnata da mídia e co-criador da série) prometeu que a linha seria “tão ecológica quanto possível”, mas, o plástico demora muito para se deteriorar.

Pode ser que tenha um filme

Ao longo dos anos diversos rumores surgiram sobre a possibilidade de Capitão Planeta ter seu próprio filme em live-action por quase tanto tempo quanto os personagens existiram.

A partir de 1996, várias versões do filme foram discutidas, com muitas sendo vistas como uma visão mais sombria e adulta do material. A Warner Bros. foi um dos estúdios que tentou produzir o filme no final dos anos 1990.

A Sony também estava em negociação para adquirir os direitos do filme e obter uma versão live-action em produção o mais rápido possível. Até que isso aconteça, o público deve se contentar coma a versão hilária de Don Cheadle sobre o personagem do pessoal do Funny or Die.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›