Personagem consagrado de Joaquin Phoenix era para ser de outro ator

Personagens alterados e possíveis participações marcaram os bastidores do filme

Um dos cineastas mais conhecidos em Hollywood é o diretor Paul Thomas Anderson, que fez a sua carreira dirigindo filmes como Boogie Nights e Magnolia.

Porém, nenhum dos seus sucessos dos 1990 foram tão elogiados como Vício Inerente, filme que chegou aos cinemas em 2014.

Inspirado num romance de mesmo nome, a trama de Vício Inerente segue Doc Sportello (Joaquin Phoenix), um hippie que investiga o súbito desaparecimento de sua ex-namorada.

Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente
Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente (Reprodução / Warner Bros.)

À medida que a investigação de Doc avança, ele se vê envolvido numa conspiração de policiais entusiasmados, advogados, dentistas traficantes de drogas e um grupo criminoso sombrio conhecido apenas como Golden Fang.

Porém, a história de Vício Inerente guarda alguns detalhes impressionantes e o filme poderia ter chegado às telas com uma pegada bem diferente, contando inclusive com a participação de Robert Downey Jr. Confira:

Filme mudou a importância de Sortilège

Joanna Newsom como Sortilège e Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente
Joanna Newsom como Sortilège e Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente (Reprodução / Warner Bros.)

Embora tenha vários coadjuvantes em sua história, um dos mais importantes é Sortilège, a personagem de Joanna Newsom.

No filme, Sortilège tem um papel duplo, servindo como narradora e amiga íntimo de Shasta e Doc.

Ela também leva alguns pensamentos e insigths sábios para o detetive. No entanto, no romance de Thomas Pynchon, a personagem tem um papel muito mais reduzido e não narra nenhum dos eventos da história, por exemplo.

Robert Downey Jr. quase foi o protagonista

Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes
Robert Downey Jr. em Sherlock Holmes (Divulgação)

Nos cinemas, Vício Inerente se tornou a segunda parceria entre o diretor Paul Thomas Anderson e o ator Joaquin Phoenix, elas já haviam trabalhado juntos no drama O Mestre.

Porém, o papel que caiu nas mãos de Joaquin Phoenix, inicialmente, seria de Robert Downey Jr. No entanto, após meses de negociações com Anderson, Downey decidiu passar o filme para frente e recusou o papel

Numa entrevista à GQ, Downey revelou que não aceitou o papel porque, em grande parte, Anderson queria alguém mais jovem para interpretar Doc.

O pôster do filme faz referência a outro livro de sucesso

Poster de Vício Inerente
Poster de Vício Inerente (Reprodução / Warner Bros.)

A trama de Vício Inerente é inspirada num livro escrito por Thomas Pynchon, porém o pôster do filme faz referência a outro grande romance do escritor.

Na arte que divulga o longa-metragem, é possível ver as duas pernas virada para cima, formando a letra “V” em torno do título do filme a sua data de lançamento. Essa é uma referência ao romance V que lançou Pynchon na carreira de escritor.

Thomas Pynchon quase apareceu no filme

Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente
Joaquin Phoenix como Doc Sportello em Vício Inerente (Reprodução / Warner Bros.)

Embora seja um escritor de sucesso, Thomas Pynchon é notoriamente recluso e evasivo. Para se ter uma ideia, o escritor não é fotografado oficialmente desde a década de 1950.

Por isso, antes da estreia de Vício Inerente, vários boatos surgiram, dando conta que o autor poderia fazer uma participação especial no filme, algo que não aconteceu. Porém, uma participação especial do escritor realmente parecia estar nos planos de Thomas Anderson que, até hoje, não desmentiu os boatos.

Vício Inerente está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›