Os quatro contos de A Escola do Bem e Mal que você não conhecia

Filme da Netflix usa e abusa de clássicos contas de fadas, mas também explora histórias que você nunca ouvir falar

Um dos mais novos filmes da Netflix, A Escola do Bem e do Mal explora a vida de Sophie e Agatha, duas grandes amigas com poderes mágicos, que são enviadas para uma grande escola de heróis e vilões.

Após a sua chegada na instituição, as amigas são separadas e Sophie acaba seguindo o aprendizado do bem, enquanto que Agatha segue os ensinamentos do mal.

Sofia Wylie como Agatha e Sophia Anne Caruso como Sophie em A Escola do Bem e do Mal
Sofia Wylie como Agatha e Sophia Anne Caruso como Sophie em A Escola do Bem e do Mal (Reprodução / Netflix)

A história de A Escola do Bem e do Mal está repleta de referências aos clássicos contos de fadas, como a Branca de Neve e O Rei Arthur, por exemplo. Porém, mais do que isso, a trama segue a premissa de que a própria escola teria influenciado na criação desses contos.

Porém, além de fazer menção aos contos de fadas mais famosos da humanidade, o filme também explora algumas histórias não tão conhecidas, como El Cid e Sinbad. Confira quatro dela, agora:

El Cid

El Cid
El Cid (Reprodução)

Embora não entre na categoria dos contos de fada, El Cid é alter-ego de uma personalidade real, cujo seu legado acabou ganhando vida própria. Rodrigo Díaz seria um formidável guerreiro espanhol no século XII e, de acordo com a lista do diretor, também teria frequentado a Escola do Bem.

Após sua morte, ele se tornou um dos heróis nacionais da Espanha, inspirando um poema épico que garantiu a sua eternização na memória popular.

Sinbad

Sinbad – A Lenda Dos Sete Mares
Sinbad – A Lenda Dos Sete Mares (Reprodução / Dream Works)

Outron conto mencionado na Escola do Bem é a história do Marinheiro Sinbad, um dos heróis das Mil e Uma Noites. As aventuras de Sinbad acontecem sempre em alto mar e geralmente o são guiadas por algum ser maligno que ameaça o herói e a sua tripulação.

Hansel e Gretel

Hansel e Gretel
Hansel e Gretel (Reprodução)

A história de Hansel e Gretel é mencionada quando o personagem Rafal comenta sobre alguns dos finais felizes que foram criados pela Escola do Bem quando, por exemplo, “mulheres velhas” foram atiradas em fogoes.

Rafal se refere ao final de João e Maria, uma história sobre duas crianças que se perder na floresta e são atraídas para a casa de uma bruxa. A feiticeira que pretende cozinhá-los, acaba sendo surpreendida por Hansel e Gretel. Os personagens enganam a bruxa, que se abaixa para fechar o seu forno e acaba ficando presa no aparelho, sendo cozinhada no lugar da dupla.

Hércules

Hercules
Hercules (Reprodução)

Na mitologia grega, Hércules é o filho de Zeus, um personagem chave. Foi Hercules quem realizou muitas das missões de Zeus, incluindo os 12 perigosos “trabalhos de Hércules”. Embora não seja um conto tradicional, a histórias é um dos contos citados pelo diretor da escola.

A Escola do Bem e do Mal está disponível no catálogo da Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›