Os filmes mais famosos do Batman quase foram um acidente

Diretor comentou detalhes sobre a criação dos filmes

A trilogia de O Cavaleiro das Trevas se tornou uma das franquias mais aclamadas da DC, sendo considerada um marco para o Batman dos cinemas. Porém, dirigidos pelas mãos de Christopher Nolan, os filmes foram quase um acidente.

A sequência de filmes que foi um sucesso entre fãs, críticos e em bilheteria, parece ter sido escrita de uma vez, mas a verdade é ninguém havia planejado uma continuação para Batman Begins.

Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)
Christian Bale e Christopher Nolan nos bastidores da trilogia Cavaleiro das Trevas (Divulgação / DC)

Em seu livro The Art and Making Of The Dark Knight Trilogy, Christopher Nolan relembra o processo criativo do filme, afirmando que ele e David S. Goyer, haviam desistido de escrever um futuro para o Batman.

Segundo o próprio Nolan, ele e David (um dos roteirista dos filmes), pararam de pensar sobre o futuro de Bruce Wayne e o que poderia acontecer com o personagem e seu alter-ego após Batman Begins.

“Quando David [Goyer] e eu começamos a desvendar a história de Bruce, flertamos com o que poderia vir depois, depois recuamos, não querendo olhar muito para o futuro. Eu não queria saber tudo o que Bruce não podia.”

Christopher Nolan (Foto: Rachel Murray)
Christopher Nolan (Foto: Rachel Murray)

E, embora Nolan não aborde o seguinte detalhe em seu livro, no final das contas, ele não queria gravar uma sequência para Batman Begins. O mais recente livro de Ian Nathan, que explora a careira de Nolan, revisou esse tópico.

Em seu livro, Nathan afirma que, embora tenha deixado o primeiro filme tenha deixado um final aberto para o Batman de Christian Bale, Nolan não queria produzir uma sequência para a trama.

‘Queríamos sugerir possibilidades de como a história continuaria, não porque iríamos fazer uma sequência’, Nolan afirmou para Nathan.

Christian Baile e Michael Caine em cena de Batman Begins (Foto: Divulgação / Warner Bros.)

O escritor ainda adicionou ao seu livro uma explicação para a decisão de Nolan, que buscaria novos projetos após Batman Begins.

“Christopher Nolan não tinha intenção de manter uma franquia; ele havia feito sua parte de super-herói, trazendo Batman de volta […], e queria se afastar para buscar um material mais pessoal e original. Isso foi apenas uma provocação, ou na melhor das hipóteses uma oferta de partida para o estúdio” Ian Nathan descreve em seu livro ainda não publicado, num trecho divulgado pela Slash Film.

Embora seja compreensível que Nolan quisesse deixar os filmes do Homem-Morcego para trás, o seu engajamento na trilogia era essencial para o sucesso das sequências. Isso porque Batman Begins deu início a uma história contada sob a visão de Nolan.

A trilogia de O Cavaleiro das Trevas está disponível no HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›