Nos quadrinhos da DC Comics há mais de 80 anos, o Batman se tornou o herói mais conhecido da editora, ao lado do seu parceiro, Robin, e seu grande vilão, o Coringa. Porém, a história mais famosa desses personagens não é nada feliz, pois termina com a morte de Robin.
Não é preciso ser um grande fã do Homem-Morcego para deduzir que a morte do seu parceiro, que formava a famosa dupla dinâmica, abalou as estruturas do herói. E, para piorar, Robin foi morto pelas mão do Coringa.
Porém, o assassinato de Robin (que é um dos mais cruéis praticados pelo vilão) não foi um mero acidente e, como a maioria dos ataques do Palhaço Príncipe do Crime, visava fragilizar a personalidade do Cavaleiro das Trevas.
Nos quadrinhos, o Batman já teve vários parceiros que assumiram o lugar do manto de Robin, sendo Jason Todd mais famosos entre eles. Entretanto, Todd não teve uma carreira longa ao lado do herói.

Para Batman, Todd acabou se mostrando muito esquentado e nos quadrinhos Batman #428, o personagem assume uma postura muito agressiva e caba sendo afastado dos seus deveres pelo próprio Batman.
Ainda na mesma história, pouco tempo após deixar o Batman para trás, Todd é emboscado, capturado, torturado e assassinato pelo Coringa. Porém, os eventos que culminaram na morte de Todd poderiam ter levado à morte de Dick Grayson, o filho adotivo de Bruce Wayne.
Para o Coringa, no entanto, pouco importava a sua vítima final, mas sim o estrago que isso faria na personalidade do Batman, pois o vilão queria o tornar ainda mais sombrio e solitário.

A morte de Todd, no entanto, foi fruto de uma interação direta da DC com seus fãs que votaram pela morte do personagem, na década de 1980. O fato ainda é tão expressivo que, em 2022, o plot foi resgatado pelo estúdio, que lançou uma animação interativa.
Chamada de Batman: Death in the Family, a animação ganhou três finais distintos e permite que espectadores decidam destino de Robin, que pode ser salvo pelo Batman, escapar da morte sozinho, ou, claro, morrer nas garras do Coringa.
Dependendo das decisões de quem assiste a trama, a história se desvia para caminhos que produzem consequências indesejadas e geralmente alguém acaba pagando o preço.
Batman: Death in the Family está disponível na HBO Max.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Baiano, mas nascido em São Paulo, sou fascinado pelo cinema e a cultura pop e hoje me dedico à redação do ePipoca.