Como O Troll da Montanha pode se conectar ao Monsterverse?

O Troll do novo filme da Netflix tem várias características comuns com os Titãs dos filmes de Godzilla e Kong

Um filme de monstro que vem chamando a atenção é O Troll da Montanha, que estreou em 1º de dezembro na Netflix. O longa metragem é baseado em um das lendas do folclore norueguês que fala sobre seres humanoides feitos de pedra, sensíveis ao som e que morrem ao entrar em contato com o Sol.

O Troll da Montanha mostra um Troll que desperta após séculos adormecido dentro de uma montanha. Ele vai em busca de seu lar original e no caminho causa o caos e destruição. Então, para impedir o avanço do Troll, uma paleontóloga, junto com o exército, devem usar tudo o que aprenderam em livros de contos de fadas.

Filmes de monstros gigantes costumam ser uma sensação, não apenas por mostrar criaturas poderosas e cenas de destruição grandiosas, mas também por alguns desses filmes mexer com o imaginário das pessoas e ter conexão com lendas contadas através das gerações.

Dois dos monstros mais conhecidos da cultura pop são Godzilla e King Kong, e ambos ganharam novas versões através do Monsterverse da Legendary, que já gerou quatro filmes e o quinto está em produção.

Com isso, uma questão surge: O Troll da Motanha pode se encaixar no Monsterverse? E a resposta é sim! Confira a análise a seguir:

A origem das criaturas

Mothra em Godzilla II: Rei dos Monstros (Reprodução / Legendary)
Mothra em Godzilla II: Rei dos Monstros (Reprodução / Legendary)

O primeiro ponto a se analisar é a origem de Godzilla e King Kong. Para este texto serão descartadas suas histórias de origem antes do Monsterverse.

Relembrando, Godzilla é um monstro criador pelo estúdio de cinema Toho, e fez sua primeira aparição na telona em 1954. Sua criação se deu por conta da explosão de uma bomba atômica.

King Kong apareceu pela primeira no cinema em 1933, com filme dirigido por dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack para o estúdio Radio Pictures. O animal é uma das várias espécies que vivem na misteriosa Ilha da Caveira.

No Monsterverse, Godzilla e Kong são categorizados como Titãs, seres que habitam o planeta Terra desde seus primórdios. Eles não apenas são enormes, mas também são dotados dos mais diversos poderes além de terem uma conexão com e equilíbrio da natureza.

Lendas vivas

Cena de Godzilla vs. Kong (Reprodução / HBO Max)
Kong em Cena de Godzilla vs. Kong (Reprodução / HBO Max)

Ao longo do Monsterverse, foi mostrado que os Titãs estão inseridos em diversas culturas através da história da humanidade. Os filmes mostraram desde pinturas em cavernas até estátuas erguidas para esses seres magníficos e poderosos.

No caso de Godzilla, ele parece ser um antigo “defensor” da humanidade bem como quem garante que não haja um colapso ambiental. Por isso, através de gerações sua espécie evita que outros Titãs devastem o planeta, comanda outros Titãs, como também mantém os humanos sob controle.

Já Kong tem sua origem na Ilha da Caveira, sua espécie também é vista como Alfa, assim como Godzilla. E como citado no parágrafo acima, os Alfas têm como função manter o equilíbrio da natureza e manter outros Titãs sob controle. A espécie de Kong também parece ter relação próxima com os humanos.

Alguns Titãs inclusive são nomeados com nomes de seres mitológicos e outros personagens mitológicos conhecidos ao redor do mundo, por exemplo estão Titanus Behemoth, Titanus Scylla e Titanus Matusalém.

O Troll de O Troll da Montanha também tem uma relação íntima com natureza. Contudo, eles parecem não ter uma relação boa com o humanos. As lendas retratam constantes lutas entre humanos e Trolls.

No folclore, Trolls são retratados como criaturas malévolas. Eles têm uma grande sensibilidade ao som, por isso sinos são usados para afastá-los, bem com ao Sol, que pode os matar.

Poderes

Godzilla em Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)
Godzilla em Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)

Como citado, os Titãs tem alguns poderes especiais. No caso de Godzilla, ele tem uma ótima regeneração, super força, resistência e seu famoso bafo atômico. Por sua vez, Kong tem super força, agilidade e uma inteligência acima de qualquer outro Titã já mostrado.

O Troll também mostrou ter algumas habilidades especiais. Entre elas estão uma super resistência devido ao seu corpo de pedra, juntamente com uma regeneração rápida.

Ele também pode se camuflar no ambiente fingindo ser uma pedra ou morro. Como também estar perto dele gera um fenômeno chamado “hipernatureza”, caracterizado por um ar muito mais puro a sua volta.

A Terra Oca

Doug em Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)
Doug em Godzilla vs. Kong (Reprodução / Legendary)

Uma teoria apresentada no Monsterverse é a Terra Oca, onde existe um “outro planeta” dentro do planeta Terra. Um ecossistema pouco explorado que contém criaturas nunca vistas antes e outras que se pensava estar extintas.

Os ancestrais de Godzilla e Kong aparentemente vieram da Terra Oca. Em Godzilla II: Rei dos Monstros, é revelado que muitos Titãs estão adormecidos ao redor da superfície da Terra, enquanto Godzilla vs. Kong mostrou que há muitos Titãs em plena atividade vivendo no centro da Terra.

O Troll da Montanha mostra uma ideia semelhante. Aparentemente, os Trolls parecem conseguir hibernar por muitos anos até conseguirem acordar. Consequentemente, devido a sua vulnerabilidade ao Sol, eles costumam viver dentro de cavernas.

Conclusão: O Troll da Montanha pode ser um Titã

Cena de O Troll da Montanha
Cena de O Troll da Montanha (Reprodução / Netflix)

Apesar de serem filmes de universos totalmente diferentes, enquanto o Monstervese é mais voltado para a ficção científica, e O Troll da Montanha para a fantasia, ambos os universos podem coexistir.

Desse modo, O Troll de O Troll da Montanha pode facilmente ser considerado um Titã e se encaixar no Monsterverse, seja por seu tamanho, poderes, sua conexão com a natureza, modo de vida e por estar ligado as lendas humanas há gerações seja por bem seja ou por mal.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›