O que faz Inception ainda ser o melhor filme de Christopher Nolan

Um dos filmes mais celebrados de Christopher Nolan é Inception. O longa lançado em 2010 conta a história de Dom Cobb (Leonardo Di Caprio) que possui uma habilidade fascinante de invadir o inconsciente das suas vidas.

Uma das razões pelas quais este é um dos maiores filmes da carreira de Nolan é o fato do cineasta conseguir fazer com que todos os personagens fossem relevantes para a história. O diretor tem o costume de focar muito nos conceitos dos seus filmes, mas em Inception ele tem um cuidado especial com o grande elenco do longa.

As sequências de ação únicas neste filme também podem ser consideradas um ponto alto. Mas mais do que isso Nolan conseguiu transpor as lutas no longa para o universo fantástico dos sonhos.

Em Inception é possível ver um homem lutando contra o crime em um traje de morcego, pois no mundo onírico não há impossível. Porém, o cineasta faz isso sem deixar que a narrativa perca o sentido.

Na verdade, não há outro filme que poderia ter feito os sonhos parecerem tão reais e possível como Christopher Nolan fez neste drama. Até mesmo uma cidade sendo dobrada sobre si mesma, parece incrivelmente única porque é tão lúdica, mas também muito prática ao mesmo tempo.

Outro motivo para este ser um grande filme é que o enredo é inteligente, mas não é muito complicado. Deste modo, o filme passa a ser acessível a todos os tipos de espectadores.

A ideia é muito fácil de acompanhar, os ladrões de sonhos que normalmente roubam ideias agora devem entrar na cabeça de alguém para plantar informações. Isto é suficiente para que os espectadores consigam acompanhar todas as outra fantasias que existem no longa.

Elliot Page e Leonardo Di Caprio em Inception (Reprodução)

Por último, o final é ambíguo e deixou os fãs comentando a respeito por muito tempo. Não tem como saber se Cobb ainda está sonhando ou se conseguiu acordar.

Desta forma, é possível que o filme continue vivendo tanto tempo após o seu filme. Este é um filme que definitivamente deixa espaço para a imaginação e criatividade dos espectadores continuar trabalhando.

Inception é o primeiro trabalho de Christopher Nolan que não foi adaptado de algum material pré-existente desde sua estreia no cinema com Following (1998). O longa demorou quase uma década para ser feito devido aos gráficos complexos e cenas feitas em  Paris, Tóquio, Marrocos e Canadá.

Além de Di Caprio, o elenco de Inception também contou com: Ellen Page, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, entre outros.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›