Nova série da Netflix bota dedo na ferida e mostra dificuldade de ascensão profissional de pessoas não-brancas

Atriz está cansada dos mesmos papeis estereotipados que costumam ser oferecidos para pessoas asiáticas

Arden Cho acredita que a mera existência de sua nova série Hierarquia ajuda a confrontar velhos estereótipos racistas e expor problemas de trabalho que pessoas de origem asiática precisam enfrentar.

A atriz, também conhecida por seu papel como Kira em Teen Wolf é a protagonista da nova atração da Netflix, baseada em um livro da autora Helen Wan.

O programa conta a história de Ingrid Yun, uma advogada que sofre muito para escalar a pirâmide profissional de sua firma. Em uma conversa com o Entertainment Weekly, Arden discutiu sobre como as pessoas asiáticas, sobretudo as mulheres, são sempre relegadas a papéis predeterminados por visões ultrapassadas e estereotipadas de Hollywood.

“Nem toda garota asiática é a gostosona ou a amiga nerd ou qualquer rótulo e papéis assim que foram retratados no passado”, desabafou.

Hierarquia (Divulgação/Netflix)
Hierarquia (Divulgação/Netflix)

A situação é refletida na comédia romântica, que faz questão de salientar como a protagonista precisa trabalhar muito mais para ter oportunidades ainda muito inferiores que outros colegas:

“Podemos ver a falta de diversidade nesses ambientes, e como é difícil ter tantas coisas diferentes ‘contra’ você. Ingrid não é apenas uma pessoa não-branca; ela também é mulher e tem aparência mais jovem. Há vários elementos diferentes que depõem contra ela.”

“Você pode ver como as oportunidades são distribuídas de maneira diferente para alguns de seus colegas de trabalho brancos. É diferente para alguém que tem laços familiares e conexões, que vem de riqueza ou tem contatos”, explicou ela.

Conflitos podem ser traduzidos em outros espaços, diz atriz

Mesmo se passando em uma firma de advogados, a atriz acha que tudo pelo qual a personagem passa pode atingir o espectador em geral. Para ela, todos os tipos de trabalho podem oferecer obstáculos semelhantes, o que faz com que os espectadores se sintam vistos em Ingrid:

“Você vê todos os obstáculos que as pessoas de cor podem enfrentar em um ambiente corporativo, algo com que pessoas de diferentes ambientes de trabalho também podem se identificar.”

Sobre a série

Hierarquia (Divulgação/Netflix)
Hierarquia (Divulgação/Netflix)

Centrada em Ingrid Yun, uma jovem e idealista advogada, que luta com seus princípios morais pessoas e suas paixões enquanto ela tentar subir na carreira de sócia em uma firma de advocacia de Nova Iorque.

Além de Arden, o programa também estrela Dominic Sherwood, Rob Heaps e Alexandra Turshen.

A primeira temporada completa de Hierarquia está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›