Quem é Beatrice Wood, mulher que inspirou Rose de Titanic?

Qual é a verdadeira história por trás de Beatrice Wood, a figura da vida real que inspirou Rose de Kate Winslet do filme Titanic?

O Titanic partiu em sua viagem inaugural em 1912 e nunca mais voltou. Apesar de ser o maior navio da época e ser descrito como indestrutível, ele não aguentou o impacto contra um iceberg.

A história muito bem conhecida se tornou muito mais popular através do filme de James Cameron lançado em 1997. Além disso, o publico acompanhou o romance entre Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo DiCaprio), que apesar de estarem no mesmo navio, eram de mundos completamente diferentes.

Rose foi levemente inspirada em Beatrice Wood, cuja autobiografia Cameron estava lendo durante o desenvolvimento de Titanic. Assim como Rose no filme, Beatrice veio de uma família rica e tradicional de herança americana e tinha interesse pela arte.

Enquanto os esforços artísticos de Rose se baseavam mais em colecionar e modelar nua para estranhos bonitos, Beatrice era uma artista, especializada em trabalhos abstratos e de vanguarda ao longo de uma carreira que também incorporou atuação e cerâmica.

Assim como Rose e Jack compartilham uma profunda apreciação por Monet em Titanic, a própria Wood era uma grande fã do lendário artista. Cameron afirma que Beatrice Wood foi especificamente uma influência para a Rose Dawson mais velha em Titanic interpretada por Gloria Stuart.

Ambas as mulheres tinham cerca de 100 anos, mas ainda possuíam personalidades vibrantes e obstinadas que não seriam influenciadas por outras pessoas.

James Cameron e Beatrice Wood (Reprodução)
James Cameron e Beatrice Wood (Reprodução)

Como Beatrice inspirou Rose

Wood e Rose podem ser descritas como personagens à frente de seu tempo. Rose aprendeu e viu aqueles de posição social mais baixa como iguais e expressou preocupação com a escassez de botes salva-vidas a bordo.

Ela também não gostava de estar comprometida ou restringida simplesmente porque era mulher. Comparada com sua mãe, Rose era uma mulher com muito mais visão de futuro.

A arte de Beatrice Wood era controversa e chocante para sua época, e mesmo em seus últimos anos, Wood foi personificada como um espírito rebelde, e assim como Rose cresceu sob uma educação conservadora.

A vida romântica de Beatrice Wood não foi tão dramática quanto a história de Rose em Titanic, mas também não foi mais fácil, a artista alega que nunca se casou com os homens que amava e nunca amou os homens com quem se casou.

No entanto, Wood experimentou algo próximo ao relacionamento ardente de Rose e Jack depois de se apaixonar por um cientista indiano, com apenas a cultura dos dois os separando.

O que há de diferente entre Beatrice e Rose

Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)
Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)

A principal, e mais surpreendente diferença entre Beatrice e Rose, é que a primeira nunca esteve realmente no Titanic. Ainda sim, Wood viajou para o exterior na Europa e em toda a América do Norte, no entanto.

Enquanto Wood era uma artista nata, aprendendo tudo, desde pintura a atuação, cerâmica e escrita de romances, Rose aparece como alguém mais interessada em arte do que comprometida em ganhar a vida com ela.

Finalmente, há também a adição óbvia da história de amor de Jack e Rose ao Titanic. Enquanto Beatrice Wood amou muitos homens ao longo de sua vida, muitos dos quais partiram seu coração, nenhuma das figuras de sua vida se alinha com o personagem Titanic de DiCaprio e sua trágica morte.

Beatrice Wood faleceu em 1998. Ao longo de seus 105 anos, ela viveu a vida que Rose queria depois de ser resgatada do oceano frio.

Fonte: Screen Rant

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›