10 melhores filmes de ação e aventura que definiram a década de 1990

A lista inclui filmes que agradaram adultos e crianças estrelados por Ben Affleck, Kate Winslet, Arnold Schwarzenegger e Robie Williams

publicidade

Toda década tem seus maiores clássicos do cinema, e o site Collider fez um lista dos dez filmes de ação e aventura que definiram a década de 1990 e são lembrados com referência até hoje.

Jurassic Park (1993)

Cena de Jurassic Park (Reprodução / Universal)
publicidade

O filme de Steven Spielberg se destacou por trazer os dinossauros mais realistas do cinema até então, a equipe do filme usou um mistura de animatronicos, efeitos práticos e efeitos especiais para tal feito.

Jurassic Park foi um passeio incrível para os fãs de dinossauros na época, e até para quem não é fã do gênero, tanto que o filme conseguiu arrecadar cerca de US$ 1 bilhão em bilheteria e ganhou o Oscar nas categorias Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.

Hook – A Volta do Capitão Gancho (1991)

Hook - A Volta do Capitão Gancho
Hook – A Volta do Capitão Gancho (Divulgação / Prime Video)

A história de Peter Pan já ganhou diversas adaptações, inclusive em live-action, e uma das mais famosas versões é Hook – A Volta do Capitão Gancho, outro clássico de Spielberg.

publicidade

A história segue Peter Pan mais velho (Robin Williams) retornando à Terra do Nunca quando ele ouve que o Capitão James Hook (Dustin Hoffman) está sequestrando crianças. Quando Peter Pan retorna, ele precisa recuperar seu espírito jovem para salvar as crianças.

Peter Pan é alguém com quem adultos e crianças podem se relacionar, e Williams é o ator certo para alcançar esse equilíbrio. O sucesso do filme também se deu por mostrar um lado divertido de Hoffman e a química dele com Williams.

A Múmia (1999)

publicidade
Brendan Fraser em A Múmia (Reprodução)
Brendan Fraser em A Múmia (Reprodução)

A Múmia com Brendan Fraser e Rachel Weisz é outro filme que foi um grande sucesso nos anos de 1990 e é lembrado até hoje. Uma aventura que se assemelha muito com Indiana Jones, que fez sucesso nos anos de 1980.

A história é mais divertida do que assustadora, e mostra um dupla em busca de desvendar os mistérios da mitologia egípcia, e acabam trazendo um mal real e vingativo de volta.

Independence Day (1996)

publicidade
Will Smith em Independence Day
Will Smith em Independence Day (Reprodução)

Will Smith foi um dos assuntos mais falados nos anos 1990 devido a sua transição da televisão para música e então para o cinema, e Independence Day foi um dos filmes que destacou.

Apesar de ser classificado como um filme de catástrofe, ele trouxe muitos elementos de ação e aventura, principalmente com as batalha contra naves alienígenas.

publicidade

Alias, alienígenas são um formula quase infalível de levar fãs de ficção científica para o cinema. Um dos pontos sempre comentados do filme é o discurso do Presidente J. Thomas Whitmore (Bill Pullman).

Armagedom (1998)

Ben Affleck em Armageddon (Reprodução)
Ben Affleck em Armageddon (Reprodução)

Michael Bay trouxe alguns filmes explosivos e entre eles está Armagedon.  Depois de descobrir que um asteroide do tamanho do Texas está prestes a destruir a Terra em menos de um mês, a NASA recruta uma pequena equipe de perfuradores de núcleo profundo para salvar o planeta.

publicidade

O diretor conseguiu construir as cenas de ação loucas de uma forma que não parecessem confusas. Apesar de diversos momento sombrios, Bay conseguiu fazer o público se divertir com seu filme.

Jumanji (1995)

Cena de Jumanji (Reprodução)
Cena de Jumanji (Reprodução)

E mais uma vez Robin Williams retorna para lista desta vez com uma das maiores aventuras de ficção da década de 1990: Jumanji. Assistir a este filme quando criança é diferente de assistir quando adulto por causa da mudança de perspectiva.

publicidade

Enquanto para os mais novos é apenas uma aventura de um jogo que leva a selva para o mundo real e os jogadores tem que escapar de diversos perigos, para os mais velhos é um filme sobre o peso da família sobre a vida de alguém.

Space Jam (1996)

Cena de Space Jam: O Jogo do Século (Divulgação / Warner Bros.)
Cena de Space Jam: O Jogo do Século (Divulgação / Warner Bros.)

O que acontece quando os Looney Tunes decidem desafiar alienígenas para um jogo de basquete para não virarem escravos de um parque de diversões intergaláctico? Simplesmente o jogo do século!

publicidade

Space Jam colocou os Looney Tunes em ação interagindo em ambientes reais e 3D como também trouxe grandes nomes da NBA para o elenco, entre eles Michael Jordan, como também a participação mais do que especial de Bill Murray.

A Máscara do Zorro (1998)

Antonio Banderas em A Máscara do Zorro (Reprodução)

A química entre Catherine Zeta-Jones e Antonio Banderas foi um dos destaques de A Máscara de Zorro. Além disso, a história do Zorro sempre foi divertida, com uma tensão de alto nível e cenas de luta perversas, apenas melhorou tudo.

O filme é bem fluido e as cenas de ação foram muito bem trabalhadas, como também as brincadeiras entre os dois atores fizeram muitos fãs se conectarem com seus personagens.

Titanic (1997)

publicidade
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)
Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) em Titanic (Reprodução)

Titanic é considerado mais um drama e um romance do que um filme de ação e aventura. Mas não há como negar que a partir do momento que o iceberg atinge o imenso navio, uma corrida frenética pela sobrevivência inicia.

O diretor James Cameron conseguiu capturar o mesmo sentimento que todas aquelas pessoas tiveram na primeira vez que zarparam no navio. Com todas as suas esperanças e sonhos, praticamente ninguém imaginou o desastre que viria a seguir.

Além do filme ficar por muito tempo no todo de maior bilheteria do mundo, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet conquistaram o coração do público. O filme continua um fenômeno até hoje.

O Vingador do Futuro (1990)

publicidade
Arnold Schwarzenegger como Hauser em O Vingador do Futuro (Reprodução)
Arnold Schwarzenegger como Hauser em O Vingador do Futuro (Reprodução)

O Vingador do Futuro se tornou um grande sucesso por causa de quão legal o conceito era. Ter um filme de ação e aventura explorando memórias e outros mundos foi interessante, e a reviravolta o tornou muito divertido.

Douglas Quaid / Carl Hauser é provavelmente um dos melhores papéis de Arnold Schwarzenegger por causa de como a performance foi em camadas. O diretor Paul Verhoeven fez um clássico muito bem elaborado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›