Nö: comédia alemã expõe o que é o casamento para uma nova geração

A comédia obscura, , traz para o público problemas comuns a toda uma geração, que hoje chamamos de milleniuns. Os protagonistas, Michael (Alexander Khuon) e Dina (Anna Brüggemann), são dois médicos de classe média que estão sempre sendo questionados se sabem quando irão se casar. Como o título do filme sugere, a resposta é sempre a mesma, não.

Na verdade, eles sempre respondem que têm pensado sobre o assunto e apenas não tiveram tempo para concluir esta etapa na relação. Mas como muitos jovens de 30 e poucos anos, eles não têm a mínima ideia do que fazer.

Na verdade, o casal já mora junto e compartilha uma boa vida em comum, que é exposta pelos cineastas Dietrich e Anna Brüggemann de um jeito ácido, com piadas que poderiam passar despercebidas para alguém dos trópicos. Nö é uma demonstração fria de uma relação que é apenas uma conveniência social antes de ser algo íntimo e caloroso.

A investigação da relação entre o casal é dividida em noves partes, anunciadas por vinhetas que marcam o progresso do relacionamento de Michael e Dina com o passar do tempo. Algumas vezes se passam meses e em outros anos, onde o impasse do casal é colocado de maneira cômica.

O longa tem um tom de investigação da relação entre Michael e Dina, mas também coloca o casal sob um olhar microscópico. A história se inicia cinco anos depois do término do casal, explorando detalhes e memórias perdidas de como eles começaram a namorar à medida que avançavam.

Em muitos momentos os dois pensam que é melhor terminar a relação, com a proposta partindo de Michael. Porém, Dina resiste à proposta, não por algum romantismo, mas pela praticidade das coisas, encontrar um novo amor dá trabalho.

Nö (Divulgação)

Além disso, ela quer um bebê mais do que ele; da mesma forma que se conforma em esperar até que ele mude de ideia, se isso tornar as coisas menos perturbadoras. Isso torna a manutenção do relacionamento uma tentativa feroz de preservação da rotina e dos hábitos que juntos eles adquiriram.

No início, testemunhamos o desconforto mútuo dos parceiros como um casal no casamento de outras pessoas, ou outras ocasiões sociais difíceis. Porém, quanto mais tempo eles ficam juntos, mais qualquer senso de vida social fora de seu relacionamento sai pela janela.

Quando Dina consegue alcançar o seu objetivo e tem um bebê, Nö promove cenas surreais. Um dos momentos mais engraçados, portanto, é quando ela adentra aos corredores do hospital ao som de tiros estridentes, como quem entra em um campo de batalha.

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